História:
A Transamérica nasceu no dia 22 de agosto de 1973, para ser uma rádio adulta, voltada para ouvintes das classes A e B com mais de 25 anos. A Transamérica começou suas transmissões no Recife. Dois dias após o início no Recife, a segunda emissora era inaugurada em Brasília, o que deu início à Rede Transamérica FM.
Em 1974, Curitiba e cidade de São Paulo entraram para a rede. A cidade do Rio de Janeiro se juntou à família em 1978 e Salvador em 1980. Em 2000, a Rede Transamérica adquiriu a mais nova emissora própria, dessa vez em Belo Horizonte.
Nessa época, todos os programas eram gravados e não havia locutores ao vivo. Toda programação era feita em fitas de rolo, que passavam de filial para filial. A música tocada em São Paulo, por exemplo, era tocada na programação de Salvador uma semana depois. Todos os equipamentos eram ligados a timers pré-programados, para fazer o disparo de comerciais, músicas e vinhetas. Para informar a hora certa, eram usadas duas cartucheiras, uma com hora par e outra com hora ímpar, e curiosamente as duas funcionavam em perfeita harmonia.
A Transamérica de São Paulo utilizava uma torre de 90 metros, com uma antena de 6 elementos e seus transmissores tinham uma potência de 45 kW, irradiando 120 kW. Hoje, a estrutura é bem diferente.
A torre tem 180 metros (três vezes a altura do Cristo Redentor). Ela possui 12 elementos, e a potência de seus transmissores é de 70 kW, o que proporciona, com a estrutura da torre, 360 kW de potência irradiada em diagrama direcional.
Tudo isso faz com que a Transamérica seja a rádio que tem a maior potência irradiada em FM no mundo.
Fonte: Rede Transamérica
Nenhum comentário:
Postar um comentário