quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

MARTA, ORGULHO DOS BRASILEIROS

Carlos Roberto Sodré*
Eleita pelo terceiro ano consecutivo, pela FIFA melhor jogadora de futebol do mundo, Marta se constitui no maior orgulho do povo brasileiro. As mulheres brilharam e superaram os homens nas olimpíadas da China. O que vimos no país Asiático, país que teve o maior crescimento do PIB no ano de 2008, superando inclusive os Estados Unidos, foi uma desorganização muito grande como: sumiço de vara de uma atleta brasileira, cenas da abertura dos jogos olímpicos, que na verdade foram gravadas com antecedência, mas a maior aberração de todas foi colocar uma menina bonitinha, mas que canta feio, dublando a voz da outra, “feia”, mas que canta maravilhosamente bem. Tudo tinha que sair perfeito, sem falhas. Por aqui cometemos algumas falhas, é verdade, mas sempre fazemos ao vivo, talvez seja esse o dom do povo brasileiro.
Na China as mulheres salvaram a pele do Brasil nos jogos olímpicos de Pequim. Com duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze, elas evitaram que o país deixasse a China com uma participação pífia no quadro de Medalhas. Já os homens decepcionaram. Nenhum dos favoritos conseguiu subir ao topo do pódio. A ala feminina, composta por 133 atletas, conquistou glórias inéditas no vôlei, atletismo, judô e taekwondo. E, pela primeira vez na história brasileira, teve um desempenho melhor que parcela masculina da delegação, de 144 atletas. Quem vive o melhor momento no esporte, são das mulheres, os números estão aí. A consagração de Marta é fácil encontrar uma explicação. È que ela joga futebol.
Feio é o que a diretoria do Flamengo está fazendo com sua atleta, Jade Barbosa. A atleta sente uma contusão, no punho direito, desde as olimpíadas da China, no entanto até agora nada foi feito para a sua recuperação. Se não bastasse, há seis meses que Jade Barbosa não recebe salários, ou seja, que o Clube de Regatas do Flamengo, Clube mais popular do Brasil, não cumpre com suas obrigações trabalhistas. Boris Casoy me dê licença, mas isto é uma vergonha. Viva o bom momento da mulher brasileira, viva Jade Barbosa e viva Marta. O Brasil rende homenagens a vocês.
*Carlos Roberto Sodré e Locutor Esportivo

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlos
Muito boa suas matérias e esta sobre a premiação de nossa jogadora de futebol Marta é realmente destaque. Como é bom ver nosso país e atletas em alta.
A Marta é realmente nossa rainha do futebol, uma grande craque.
Adalberto Day cientista Social e pesquisador
Blumenau SC