quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Juiz de Fora-MG

O Papa Bento XVI nomeou na manhã desta quarta-feira, 28/01, novo arcebispo para a Arquidiocese de Juiz de Fora: Dom Gil Antônio Moreira, que atualmente é bispo da Diocese de Jundiaí, Estado de São Paulo. 

O início do serviço pastoral está previsto para o dia 28 de março de 2009, às 14h30, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. 

Seguindo o que manda o Código de Direito Canônico, Dom Eurico enviou, no dia 13 de abril de 2008, um comunicado ao Santo Padre pedindo sua aposentadoria. Depois de quase sete anos à frente da arquidiocese de Juiz de Fora, ele recebeu nesta quarta-feira, 28, a carta comunicando que a Santa Sé aceita sua aposentadoria. Até a posse de Dom Gil, Dom Eurico fica como Administrador Apostólico da Arquidiocese JF. As funções mantidas na arquidiocese são: Chanceler, Ecônomo e Vigário Judicial.Já como administrador apostólico Dom Eurico nomeou, nesta quarta-feira, os vigários gerais para o período de Administração Apostólica: Pe. Antônio Cornélio Viana e Monsenhor Miguel Falabella de Castro. 

A Arquidiocese de Juiz de Fora é formada por Juiz de Fora e mais 36 municípios, sendo composta por 84 paróquias.

O que vai
Dom Eurico dos Santos Veloso nasceu em 13 de abril de 1933 em Sarandira, distrito de Juiz de Fora, filho de João Custódio Veloso e de Ana Maria Bettarelo Veloso. Cursou o primeiro grau em Sarandira e Juiz de Fora.Em 1950, iniciou seus estudos no Seminário Santo Antônio. Em 1956 fez Filosofia, seguida da Teologia, no Seminário Maior São José de Mariana. Fez sua convalidação do curso de Filosofia em 1971 na Faculdade de Filosofia de São João Del Rey e, em 1983, o curso de Especialização em Direito Canônico pelo Instituto Pio XI em São Paulo.Foi ordenado presbítero por Dom Geraldo Maria de Morais Penido em 22 de setembro de 1962 na Igreja São Mateus (Bairro São Mateus). Como padre exerceu seu ministério em diversas funções como vice-reitor e professor do Seminário Santo Antônio, vigário geral da Arquidiocese de Juiz de ForaFoi ordenado bispo na Catedral (Paróquia Santo Antônio) de Juiz de Fora no dia 05 de julho de 1987, tendo como ordenante principal o então arcebispo, Dom Juvenal Roriz.De fevereiro de 1990 a agosto de 1991 foi administrador diocesano de Juiz de Fora, quando da renúncia de Dom Juvenal Roriz. Em 22 de maio de 1991 foi nomeado bispo coadjutor de Luz (MG), tendo assumido como bispo titular em 18 de maio de 1994.No dia 28 de novembro de 2001 recebeu a nomeação de Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, e tomou posse como 4° Arcebispo da arquidiocese em 03 de fevereiro de 2002. Atualmente é bispo responsável no Regional Leste II da CNBB pela Dimensão Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso e desde 81 é Diretor Geral do Instituto Mater Christi. É integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB. 

Dom Eurico publicou três livros: 
 Apostila de Fé e Política (cartilha para as eleições) - publicação particular, em nível de diocese;
Fundamentos filosóficos dos valores no ensino religioso: Subsídios pedagógicos;
Orientações para os conselhos paroquiais e diocesanos. 

O que vem
O arcebispo eleito, Dom Gil Antônio Moreira nasceu no dia 09 de outubro de 1950 em Itapecerica – MG. Atualmente atuava como bispo em Jundiaí desde fevereiro de 2004.
Cursou letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis – MG e Filosofia no curso particular sob orientação de Pe.Carlos Rada Mecoleta. Na Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG) cursou teologia. E pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma Fez cursou o mestrado em História Eclesiástica. Ordenou-se no dia 18 de novembro na sua cidade natal e foi nomeado bispo no dia 14 de julho de 1999. Seu lema é "Scis Amo Te" (Senhor, sabes que eu te amo).Entre os anos de 1994 a 2004 exerceu diversas atividades como bispo auxiliar na arquidiocese de São Paulo. Algumas delas são as coordenações da Equipe de formação dos diáconos permanentes de São Paulo e de Pastoral Vocacional arquidiocesana. Dom Gil foi responsável pelos Seminários Arquidiocesanos de São Paulo, pela Pastoral e Evangelização da Juventude e pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Sul 1 da CNBB. Assistiu a RCC na arquidiocese e ocupou o cargo de presidência da Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese. Como bispo da arquidiocese de Jundiaí desde 07 de janeiro de 2004, foi membro da Congregação para Educação Católica (Roma). Foi responsável também pelo Setor de Cultura do Regional Sul 1 da CNBB. 

Publicou alguns livros, dentre eles: 
História Eclesiástica da Paróquia de Itapecerica (1984);
Semana Santa em Itapecerica (1994);
À Sombra do Campanário (2003);
Matriz de São Bento - Cem anos de Bênçãos (2005);
Evangelizando – 2007. 
O livro A Reforma do Clero no Século XIX ainda em trabalhos gráficos. 

Paróquia São Geraldo ganha novo administrador paroquial 
A Paróquia São Geraldo, Bairro Teixeiras, termina o mês de janeiro com novo administrador paroquial. A cerimônia de posse de Pe. Márcio Vieira Martins acontece na celebração do dia 29 de janeiro, às 19h, na matriz (Rua Nair Furtado de Souza, 10, Bairro Teixeiras). A missa será presidida pelo vigário geral da arquidiocese, Monsenhor Miguel Falabella de Castro. Durante a celebração é lido o documento de nomeação e logo após o sacerdote é empossado. A partir desse momento, Pe. Márcio assume a missa e faz a homilia. Por fim, ele lê a ata de posse e Monsenhor Falabella a de vigário paroquial.Pe. Márcio, nasceu no dia 15 fevereiro de 1971 e se ordenou no dia 30 de junho de 2001. Cursou teologia e filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e atuou na Paróquia de São Pedro de 2001 a 2002. Ultimamente exercia a função de pároco em Benfica. O sacerdote assume a paróquia após o pedido de renúncia de Monsenhor Miguel Falabella de Castro ao cargo de pároco. 

Igreja da Glória ganha novo pároco 
A Paróquia N. Sra. da Glória (Morro da Glória) ganha no próximo dia 01 de fevereiro um novo pároco. Pe. Flávio Leonardo S. Campos será empossado pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, em missa no domingo, às 19h30, na matriz (Av. dos Andradas, 855). O sacerdote é natural de Congonhas (MG) e ultimamente atuava como pároco em Cariacica (ES). Pe. Flávio tem 32 anos e é sacerdote há quatro. De acordo com o ex-pároco, Pe. Carlos Viol, ele trará “muitas experiências boas para partilhar e vontade de trabalhar”. 

Nenhum comentário: