sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

AUDITORIA NAS RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS, JÁ!

Devia haver uma auditoria em todas as rádios universitárias do Brasil. Teoricamente, essas rádios deviam zelar mais pela cultura e pela educação, mais que as outras. Na prática, em sua maioria, viram moeda de troca comercial e/ou política.O Rio de Janeiro tem pelo menos três grandes universidades públicas: a UFRJ, a Uerj e a UFF. Há ainda a Uni-Rio. Um pouco mais afastada, tem a UFRRJ.
Nenhuma delas tem emissoras de rádio. Enquanto isso, a única instituição que recebeu uma outorga foi a Estácio de Sá. Que tratou de vender a Estácio/Universidade FM para o Sr. Armando Campos, e este revendeu para a Fundação/Igreja Renascer.Aqui pertinho, em Petrópolis, a senhora Universidade Católica de Petrópolis chegou a arrendar a UCP FM para a Mix FM. E tiveram a cara-de-pau de manter o bispo Dom Filippo Santoro rezando a Ave-Maria às 18h.
Na Mix FM... Desfiliaram a rádio da Mix, e criaram uma nova UCP FM, só que com estilo pop.A rede de rádios da Universidade Salgado de Oliveira foi no passado ocupada pela jabazaria mais rasteira. Teve um período de dois anos em que foi a Rede Venenosa, emissora rock que tinha uma excelente programação e excelentes profissionais, mas que sucumbiu à mais absoluta falta de investimentos. Hoje é a rede popular Mania FM.
Em São Paulo, a Faculdade Anhembi-Morumbi acabou com a Brasil 2000. Criou uma rádio rock inferior, a 107,3 FM, que já fez o favor de arrendar o horário da manhã para a Bandeirantes AM.Rádio universitária de qualidade, há pelo menos três que devem estar ainda no ar: a Rádio Universitária de Recife (AM e FM distintas), a Rede USP e a Unisinos FM de São Leopoldo-RS. Esta última é curiosamente a melhor rádio rock do Brasil, ao mesmo tempo que pertence à jesuíta Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
O jornalista Luiz Antonio Mello propôs essa auditoria, ao deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ). Mas parece que a coisa não foi adiante.

2 comentários:

Marcelo Martins disse...

Vergonha (também) é a Universidade Federal de Juiz de Fora (ainda) aguardar promessa de regularização da sua Rádio Universitária. É um absurdo uma cidade que faz parte da história do rádio no Brasil e no mundo não ter a rádio da sua maior universidade regularizada.
A regularização foi prometida durante o Intercom SE 2007 (na sede da Facom), mas nem sombra dela... É, enquanto isso, só nos basta fazer o que mais gostamos, mas só para aqueles que tem net: levar informação e cultura pelo www.radio.ufjf.br

Bernardo Miranda disse...

Achei por acaso esse post. Se você tiver interesse em conhecer a UFMG Educativa, rádio da Universidade Federal de Minas Gerais. Dê uma olhada em nossa programação
WWW.ufmg.br/radio
Abraços