sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O Rádio

Uma empresa de consultoria de tendências de São Paulo realizou uma pesquisa sobre o radio. A finalidade é para saber a real contribuição do veiculo no desenvolvimento do País. Entre todos os dados mencionados, nenhum foi novidade. Retrata a verdadeira função do radio: Maior penetração, maior alcance, maior atigimento de classes, maior mobilidade, etc...
Outra coisa que mostrou e que merece destaque foi à quantidade de emissoras “educativas” fazendo concorrência com as comerciais nas diversas regiões do país; Por exemplo; Na região sul tem 38 educativas para 70 comerciais. Na região sudeste 103 educativas contra 101 comerciais. Pode uma coisa dessas? Enquanto o método de outorga for político aqui no radio, este nunca progredirá como veiculo de ponta.
Todos sabem que o processo de emissoras educativas veio com um esquema político. Hoje quem quiser ter uma emissora de radio, pode se candidatar a ganhar uma radio educativa ou comunitáriaAs emissoras educativas são de baixa potencia, não podem ter comerciais em sua programação, enfim são limitadíssimas. Mas a maioria se comporta altamente profissional. Têm sempre uma maneira de ter mais potência e roda comerciais normalmente.
Você, leitor, amigo deve ouvir alguma emissora achando que é uma radio comercial e não é. A pesquisa mostra outro dado, até certo ponto real. Diz que no radio, o efeito da informação atinge logo as pessoas, de maneira incipiente, ou seja, no impacto da noticia. Os outros veículos é que se incumbe de dar proporções a noticia. Quer dizer, o radio continua chegando primeiro, mas falta a ele ainda uma maneira ampla de destrinchar essa informação. Pode até ser, mas as coisas estão mudando e vai mudar mais ainda com a digitalização do veículo. O radio vai ter rapidez, conteúdo maior e qualidade.

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