Tribuna da Imprensa suspende temporariamente suas atividades após 59 anos
Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro, e Carla Soares Martin, de São Paulo
Fundado por Carlos Lacerda, líder de direita do Brasil e inimigo político de Getúlio Vargas, a Tribuna da Imprensa suspendeu temporariamente suas atividades na última segunda-feira, 01/12, após 59 anos.
Em editorial, Hélio Fernandes, diretor do jornal, diz que, “como não nos entregamos nunca”, a Tribuna vai ficar por alguns meses fora de circulação.
A Tribuna parou por dívidas contraídas ao longo destes anos, mas estava contando com uma indenização pedida à União pelas perdas e perseguições durante a ditadura militar, por ter se posicionado inteiramente contra o regime. Esta indenização, contudo, está parada, segundo o jornal, há dois anos e meio no Supremo Tribunal Federal (STF). Em editorial, Hélio Fernandes diz que as dívidas são exclusivamente do prejuízo da época militar. “Já dissemos e reiteramos que essa primeira indenização será toda destinada ao pagamento de DÍVIDAS obrigatórias contraídas por causa da perseguição incessante comprovadamente sofrida”.
A ABI lamenta a suspensão das atividades do jornal. “É um fato muito grave na imprensa brasileira. Fundado por Carlos Lacerda, tem 46 anos de Hélio Fernandes na direção – Hélio é um dos poucos diretores de jornal que ainda escrevem diariamente no Brasil”, disse Maurício Azêdo, presidente da ABI.
Fontes informam ao Comunique-se que a Tribuna não demitirá ninguém e que os funcionários receberão assim que sair a indenização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário