domingo, 21 de dezembro de 2008

Literatura

Com presença de Antônio Olinto, professora Cláudia Condé lança SÃO EU, ESTAS COISAS Ubá-MG - Eles perderam a conta de quantas dedicatórias assinaram do livro SÃO EU, ESTAS COISAS, lançado na noite desta sexta-feira (19/12), em uma prestigiada solenidade na Biblioteca Pública Municipal, que, localizada na Praça Guido Marlière, no Centro, estava comemorando 70 anos de fundação.
Sentados lado a lado, a professora da Fagoc (Faculdade Governador Ozanam Coelho) Cláudia Condé e o imortal Antônio Olinto (foto) receberam todos em momentos que certamente ficarão marcados na cultura ubaense. E imaginar também que, a poucos metros dali, na Livraria Espósito, o escritor Paulo Milagres lançava o seu 40 Dias de Maio.
Alunos, ex-alunos, amigos, familiares, professores, acadêmicos, escritores, amantes da literatura, imprensa, empresários, políticos e diretores da Fagoc, como Daniel Coelho, diretor de Marketing, circularam pelo local e fizeram questão de entrar na fila e sair com a obra devidamente autografada por criador e criatura. Antes, porém, atores da Cia. Fagoc recitaram poemas de Antônio Olinto.
"Ele é o nosso mestre, grande escritor da Academia Brasileira de Letras e ubaense como nós. Estamos muito felizes em participar desse lançamento e a Cláudia está de parabéns pelo belíssimo trabalho", afirmou a secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ubá, Beth Barros, que ganhou agradecimentos da autora no livro, assim como Evandro Doriguetto, Prefeitura Municipal, Fagoc, Santa Casa Saúde, os ex-alunos de Jornalismo Rodrigo Gomide e Diego Muzitano, a professora Sonia Gomes Mattos, Antônio Olinto e a mãe Lucita Sarmento, que "me deu colo todas as vezes (e não foram poucas...) em que eu pensava em desistir". A apresentação do SÃO EU, ESTAS COISAS foi escrita por Beth Barros. A orelha por Evandro Doriguetto, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Ubá, e o prefácio por Manuel Brandão Teixeira, presidente da Academia Ubaense de Letras. A única foto que ilustra a obra, materializada na contracapa, foi feita pela própria autora na casa de Antônio Olinto, que também cedeu uma tela pintada por ele para ilustrar a capa.
Abraços, parabéns, elogios e entrevistas se misturaram na importante noite. Feliz e aliviada, Cláudia Condé afirmou que estava vivendo um momento único em sua vida e acrescentou: "Tive duas intenções com este livro; uma, homenagear o Antônio Olinto, e outra fazer uma obra que fosse lida pelas pessoas. Vejo que até mesmo os meus alunos são muito pouco informados sobre ele e eu espero que este livro, que nós vamos distribuir em escolas e bibliotecas, seja uma oportunidade para que todos se interessem pelo que Antônio Olinto escreveu. Tem tanta coisa interessante e bonita para ser lida...", comentou a professora.
O homenageado máximo do evento era só sorrisos nas quase duras horas que ficou sentado recebendo o público e autografando os exemplares. Anônio Olinto afirmou que "valeu a pena ter vivido quase 90 anos (ele completa em maio do ano que vem) para ver a minha terra entregue aos livros e à cultura. Eu nasci aqui, neste lugar, onde está instalada esta biblioteca, e é uma beleza voltar a este lugar e encontrar um livro tão bom e tão agradável como o da Cláudia Conde", declarou o imortal.
Em 176 páginas, o livro SÃO EU, ESTAS COISAS traz histórias de Antônio Olinto, jornalista, escritor, poeta, professor, crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras e ubaense que dá nome à biblioteca da faculdade. São nove capítulos: Uma Viagem (relacionamento da autora com o escritor), Coisas de Minas (vida dele no estado), Coisas do Seminário (relato religioso), Coisas do Rio (experiência profissional e pessoal), Coisas de Lá de Fora (passagem pelo exterior), Coisas de Romance (comentários de suas sobras), Coisas que ele disse (frases), Coisas que eles disseram (frases e textos de pessoas ilustres) e Um imortal (em) Antônio Olinto (trabalhos dele, que, segundo Cláudia, não vão morrer). E a cada final de capítulo, a autora apresenta um poema de Antônio Olinto e finaliza a obra com um anexo intitulado O Contador da História, uma seleção de vários textos de diferentes gêneros, como matérias, crônicas e ensaios, publicados por ele durantes os anos.
Agência de Notícias da Fagoc (ANF) Coordenador: Artur Moreira (Mtb 22.579) Monitores: Daniela Durigueto e Rafaela Namorato Faculdade Governador Ozanam Coelho Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, 20 Bairro Seminário - Ubá - MG - 36500-000 Mais informações: (32) 3539 5600 http://www.fagoc.br/

Nenhum comentário: