sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Literatura

Professora da Fagoc lança livro sobre Antônio Olinto nesta sexta-feira, na Biblioteca Pública
Cláudia Condé traz histórias do ubaense em nove capítulos
Ubá (MG) - “Não queria fazer um livro acadêmico, voltado somente para intelectuais. Essas pessoas já têm acesso a Antonio Olinto. Queria um texto que fosse de leitura mais acessível, que não fosse chato. Queria que os meus alunos lessem”.
E não somente alunos, amigos e amantes da literatura, que a professora da Fagoc (Faculdade Governador Ozanam Coelho) Cláudia Condé convida para o lançamento de seu livro SÃO EU, ESTAS COISAS, nesta sexta-feira (19), às 19h, na Biblioteca Pública Municipal, Praça Guido Marlière, Centro.
Em 180 páginas, a obra traz histórias de Antônio Olinto, jornalista, escritor, poeta, professor, crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras e ubaense que dá nome à biblioteca da faculdade.
Durante o lançamento do livro, uma realização da Prefeitura de Ubá, através da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer, com apoio da Fagoc e da Santa Casa Saúde, atores da Cia. Fagoc irão interpretar três poemas de Antônio Olinto, que em maio do ano que vem estará completando 90 anos. O evento também fará parte das comemorações dos 50 anos da Biblioteca Pública Municipal.
Cláudia Condé adiantou que a obra, uma continuidade de sua dissertação de mestrado em Letras, que, concluído em 2004, analisou a transição de Olinto de jornalista para escritor, conta histórias dele e de sua obra, porém não se trata de uma biografia. “Quando retomei o trabalho e a pesquisa, resolvi fazer um livro contando histórias de Antônio Olinto. Aí não precisei ter compromisso tão grande com datas, precisão histórica, que nunca fizeram o meu gênero. Com isso tive a oportunidade de apresentar histórias até contadas por ele mesmo e por amigos conterrâneos”, comentou Cláudia.
A autora falou sobre a escolha do nome SÃO EU, ESTAS COISAS. “É um verso de poema escrito por ele no livro Nagasaki, de 1956. Fiquei impressionada com o verso, principalmente pela concordância. Trabalhamos com Português, Letras... Tinha algum motivo desse verso ter caído em minhas mãos. Resolvi pegar a partir dali, falar das coisas que são, formam e compõem a vida de Antônio Olinto. A palavra “coisa” é muito criticada em texto e foi também uma forma de cutucar mesmo”, declarou a escritora.
E foi justamente através da palavra “coisa” que veio o formato do livro, que terá distribuição gratuita e dirigida. São nove capítulos, sendo o primeiro - Uma Viagem (relacionamento da autora com o escritor) e o último - O imortal (em) Antônio Olinto (trabalhos dele, que, segundo Cláudia, não vão morrer). O miolo foi dividido em sete capítulos: Coisas de Minas, Coisas do Seminário, Coisas do Rio, Coisas de Lá de Fora, Coisas de Romance, Coisas que ele disse e Coisas que disseram (depoimentos de amigos e de pessoas ilustres, como os imortais José Sarney, Arnaldo Niskier e Paulo Coelho, que enviou um texto especial de duas páginas).
E ainda tem mais: a cada final de capítulo a autora traz um poema de Antônio Olinto e finaliza a obra com um anexo intitulado Um Contador da História, uma seleção de vários textos de diferentes gêneros, como matérias, crônicas, ensaios... publicados por Antônio Olinto em diferentes veículos. “É para as pessoas conhecerem e verem que tipo de escritor ele é”, declarou Cláudia.
A autora confessou que a idéia era lançar o livro no ano passado, durantes as comemorações do Sesquicentenário de Ubá. “A Secretaria de Cultura e o Conselho do Patrimônio têm feito um trabalho muito bom de resgate de nosso patrimônio, de Antônio Olinto. Queríamos ter lançado no ano passado, mas devido a alguns problemas não foi possível. Mas para mim era um projeto que tinha que terminar. Estou aliviada e feliz, pois também consegui o que queria: primeiro, fazer uma homenagem a ele, como a noite de hoje, e segundo, porque estarei divulgando o nome dele, fazendo com que as pessoas conheçam Antonio Olinto”.
Portanto, hoje, sexta-feira, a Fagoc e a Prefeitura de Ubá convidam todos para o lançamento do livro SÃO EU, ESTAS COISAS, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal. Antônio Olinto tem presença confirmada.
Agência de Notícias da Fagoc (ANF)
Coordenador: Artur Moreira (Mtb 22.579)
Monitores: Daniela Durigueto e Rafaela Namorato
Faculdade Governador Ozanam Coelho
Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, 20
Bairro Seminário - Ubá - MG - 36500-000
Mais informações: (32) 3539 5600

Nenhum comentário: