quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Jornalista e o diploma

Diploma de jornalista: De que lado estou?
Como militante na defesa dos Direitos Humanos e do movimento pela socialização da comunicação, ando questionando sobre o que democratizaria mais nossa luta: a exigência do diploma ou a ausência dele?
Minha cética posição diante da tese defendida pela Fenaj - Federação Nacional de Jornalistas vem sendo questionada algumas vezes. A última foi após a divulgação do fato de que seis dos onze ministros do STF - Supremo Tribunal Federal já terem se posicionado contra. Caso persista assim, a Fenaj estará perdendo mais uma de suas lutas. Mas ainda é possível que alguns mudem de posição, diante de novos argumentos que poderão surgir, impedindo que isto ocorra. Possível, mas pouco provável!
Alguns defendem que esta se trata apenas de uma questão trabalhista. Que não tem coisa alguma a ver com liberdade de expressão ou democratização da comunicação. Há também uma posição maniqueísta: ou defendemos a posição dos jornalistas, ou a de quem quer comprar barato seus serviços. E indagam enfaticamente sobre o lado em que me posiciono neste imbróglio!
Estou do lado de quem não acredita em liberdade de expressão, quando o jornalista é escravo de seu patrão. Estou do lado de quem não compreende como os países de primeiro mundo conseguem sobreviver sem exigir este idolatrado diploma.
Estou do lado de quem ainda não tem dados para confirmar que lá estes serviços são comprados por um preço inferior ao daqui, após décadas de diploma de jornalismo obrigatório em nosso país. Estou do lado de quem não compreende como o diploma possa resolver o único problema que há nesta questão trabalhista, que é a absoluta submissão do profissional de jornalismo aos princípios éticos e à qualidade da informação imposta pela voracidade insaciável de lucro a qualquer custo por parte de seu empregador.
Estou do lado de quem acredita que democratizar a comunicação e a informação é democratizar a relação existente entre o capitalista da mídia, o jornalista e o recipiente do trabalho de ambos. Estou do lado de quem não percebe como esta relação trabalhista pode ser equilibrada em benefício da ética e qualidade mínimas na informação para a sociedade prometidas equivocadamente pela Fenaj.
Estou do lado de quem duvida muito que os capitalistas aceitem suas empresas serem controladas por um conselho independente de sua influência para assegurar efetivamente estas condições.
Estou do lado daqueles 95 % que não confiam em nossos políticos, certos de que deles jamais sairá uma legislação que resolva efetivamente este problema.
Estou do lado dos que consideram a República uma reparticular; a Federação um estado unitário, oligárquico e autoritário; a eleição, um leilão; o estado democrático de direito uma mentira que se faz passar por um estado democrático de fato, etc., etc., etc.
Estou do lado daqueles que suspeitam de entidades de classe de jornalistas que não tem vergonha de serem financiadas pelo dinheiro de seus patrões.
Estou do lado daqueles que não acredita em conciliação de classes, mas em luta de classes, ainda que pacífica.
Estou do lado dos que jamais encontram jornalistas capazes de reproduzir esta verdade, com todas as letras e cores. Com ou sem diploma!
Estou do lado daqueles que consideram um absurdo a categoria se mobilizar para lutar pela obrigatoriedade do diploma, mas não é capaz de se concentrar no ponto fulcral de uma relação trabalhista leonina, de uma forma geral em qualquer profissão, mas que, especialmente no caso de um comunicador, obriga-o a ser um instrumento passivo da grande inimiga do povo brasileiro: a mídia comercial, como registrou Perseu Abramo.
Estou do lado daqueles que não acreditam no Conselho Federal de Jornalismo, da forma como foi proposto, como capaz de colocar um fim adequado a esta questão, já que, em função da conciliação da classe com seus exploradores, não propõe medidas que sequer apontem nesta direção: um conselho deliberativo em cada grande empresa da mídia que impeça a manipulação da informação, garantido ética e qualidade em sua divulgação para a sociedade.
Estou do lado de quem enxerga o jornalista, não apenas como vítima deste processo de manipulação, mas também como cúmplice!
(*) Heitor Reis é engenheiro civil, militante do movimento pela democratização da comunicação e em defesa dos Direitos Humanos, membro do Conselho Consultor da CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida (www.cmqv.org) e articulista. Nenhum direito autoral reservado: Esquerdos autorais ("Copyleft"). Contatos: (31) 3243 6286 - heitorreis@gmail.com

Nenhum comentário: