terça-feira, 28 de outubro de 2008

Estádio Radialista Mário Helênio

Um palco para os maiores talentos do Brasil Tribuna de Minas
Todo grande palco sempre atrai estrelas para promover bom espetáculos. Em 20 anos de história, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio já recebeu craques suficientes para escalar não uma, mas várias seleções de diferentes épocas. Na série de matérias que homenageia as duas décadas da inauguração do estádio, a Tribuna traz hoje a seleção dos maiores jogadores que passaram pelo gramado do Municipal.
Muitos podem discordar e criar escalações diferentes, mas é inegável a grandeza de cada um destes 11 atletas escolhidos - e do treinador -, todos com passagem marcante pela Seleção Brasileira. A maioria deles coleciona títulos mundiais, e todos encantaram ou encantam até hoje torcedores de todo o mundo.
Se um bom time começa por um bom goleiro, esta equipe estaria garantida com Taffarel, que atuou no Municipal pelo Atlético-MG. O sistema defensivo conta com dois zagueiros de diferentes gerações - Márcio Santos, ex-Botafogo, e Juan, revelado pelo Flamengo - e o entrosamento de dois laterais (Cafu, ex-São Paulo, e Leonardo, também cria da Gávea) que inclusive jogaram juntos no São Paulo e na Seleção.
A mistura de épocas também acontece no meio-de-campo, composto por Zé Roberto, que atuou aqui pela Portuguesa, Juninho Pernambucano (então no Vasco), Júnior e Zico (Flamengo), e alimenta um ataque que dispensa apresentações: Bebeto, que veio a Juiz de Fora com o Flamengo, e Romário, que defendeu Fla, Flu e Vasco e quase jogou pelo Tupi. No comando, o único tetracampeão mundial.
Estrelas de mesma grandezaAlém do titular do gol desta seleção, dificilmente encontraríamos alguém que não quisesse ter sob suas traves nomes como Zetti, Júlio César ou Marcos, todos parte da história do Mário Helênio. Completando a defesa, o leque de zagueiros vai da extrema categoria à eficiência absoluta, com nomes como Mauro Galvão, Alexandre Torres, Ronaldão, Júnior Baiano e Antônio Carlos. Pelas laterais, características como velocidade, habilidade e força física não faltaram aos candidatos Felipe, Arce, Nelsinho e Josimar, que também encantaram os torcedores juizforanos.
O que dizer então das opções para o meio-de-campo e o ataque? Mineiro, Alex, Palhinha, Raí, Petkovic e Pedrinho certamente teriam vaga em qualquer equipe do país em suas épocas. Assim como Careca, Renato Gaúcho, Edmundo, Müller, Edilson, Valdeir, Túlio e Roberto Dinamite na linha de frente. Como se vê, quantidade e qualidade de craques não faltaram nestes 20 anos de Municipal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao nosso estádio municipal. De presente, ele poderia receber um carinho especial!
Alô prefeito eleito, vamos olhar por este bem da cidade!
Grandes craques já vi passar por aquele gramado e grandes jogos já acompanhei. Desde 2001, só perdi 3 jogos do Tupi... Sejana chuva, no sol, frio, quente, sempre estarei lá, para ver muitos e muitos craquem jogarem pelo estádo que já teve o 2º melhor gramado do Brasil!