quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Rádio América de São Paulo


História
A Rádio América foi a quarta emissora instalada na cidade de São Paulo, na rua Cerro Corá – Vila Romana. Em 1937, foi transferida para Av. São João – Região Central da Capital paulista.
No final dos anos 50, a emissora passou pelas mãos de Adhemar de Barros Filho, e posteriormente de João Jorge Saad (fundador do grupo Bandeirantes). Nesta época, a Rádio contou com nomes como Ari Barroso, Adoniram Barbosa, Cacilda Becker, Pedro Luís, Edson Leite, Salomão Espér e o então Rádio escuta José Paulo de Andrade.
A Rádio funcionava nesta época em dois estúdios distintos: um na Rua da Consolação, e o outro na Rua Radiantes, no bairro do Morumbi.
Em 1967, a administração da Emissora foi assumida pelos Padres e Irmãos Paulinos, e a sede mudou-se para um prédio próprio, na Rua Dr. Pinto Ferraz, na Vila Mariana, onde continua até os dias de hoje.
Nos anos 70, a maior audiência da emissora era o programa “Roberto Carlos Especial”, onde toda a discografia do Rei Roberto desfilava de acordo com os pedidos dos ouvintes.
Também nos anos 70 foi criada a vinheta que dura até os dias de atuais: “América, trrriimm” (e a hora certa).
No início da década de 80, novos transmissores foram instalados nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares, impulsionando a potência de transmissão para 50.000 watts. Nesta época a Rádio tinha nomes como: Wagner Montes, César Filho, Carlos Nascimento, Sônia Abrão, Ney Gonçalves Dias, Augusto Liberato (o Gugu), e Raul Gil.
A partir da década de 90, a Rádio América atingiu sucessivos recordes de audiência (em 1993, completou um ano em segundo lugar entre as emissoras da grande São Paulo), chegando até a receber, da gravadora Warner-Continental, um disco de ouro em homenagem à grande divulgação da música brasileira.
Nesta época memorável desfilaram nomes como: Altieris Barbiero, Lílian Loy, Sandra Groth, Ronny Magrini, José Daloya, Samuel Gonçalves, Kaká Siqueira, Gleides Xavier, Eli Corrêa, Cíntia, Nelson Rubens, Paulo Barboza, Paulinho Boa Pessoa, Roberto Losan, Leão Lobo, entre muitos outros, sem contar que foi na Rádio América que o Padre Marcelo Rossi começou a ficar conhecido em todo o Brasil, na programação religiosa da emissora.
Hoje, através da Rede Canção Nova de Rádio, a emissora voltou a contar com diversas afiliadas em todo o Brasil. Parte de sua programação é gerada da cidade de Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, onde está localizada a Sede da Canção Nova, comandada pelo Padre Jonas Abib.
Entre as maiores audiências da programação, destaque para as pregações gravadas pelo Padre Léo Pereira, falecido a quase 1 ano e meio. Nelas, fica explicita a vertente Carismática da emissora Católica.
Totalmente voltada a sua missão de evangelização, a Rádio América adotou há dois anos o slogan “Rádio América, uma Canção Nova em sua vida”.
Neste dia 28 de agosto é comemorado o novo aniversário da Rádio América de São Paulo (AM 1.410 kHz). Novo aniversário porque sua data de inauguração foi em 4 de novembro de 1931, pela Organização Byington. Porém, desde 28 de agosto de 2006, a América faz parte da Rede Canção Nova de Rádio.
CONSIDERAÇÕES:
Como defensor intransigente da Radiodifusão e com o lema "o rádio feito por quem é do meio", fico na dúvida de que se de fato hoje se comemora "a nova fase da Rádio América", ou se lamenta mais um ano de sua morte.

Nenhum comentário: