segunda-feira, 14 de julho de 2008

Liberdade de Expressão

Igreja Universal entra na Justiça contra a Folha
Da Redação A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) entrou na Justiça contra a Folha de S.Paulo, por conta do editorial "Intimidação e Má-fé", de 19/02.
Com acesso para assinantes, o texto opinativo começa da seguinte forma: "Bispos da Igreja Universal do Reino de Deus desencadeiam, contra os jornais Extra, O Globo, A Tarde e esta Folha, uma campanha movida pelo sectarismo, pela má-fé e por claro intuito de intimidação."
O editorial se referia aos processos gerados de fiéis da Universal e da própria instituição contra a Folha, pela matéria "Universal chega aos 30 anos com império empresarial" (para assinantes), de 15/12/07. Das 98 ações, 42 delas foram julgadas e favoráveis à Folha, segundo o jornal.
Em reportagem, a Folha traz a visão da Iurd, no processo. Segundo o jornal, a Universal alega que os membros entraram por livre e espontânea vontade na Justiça e nega qualquer campanha sectarista. Afirma ainda que o jornal utiliza-se do seu poder para dar informações falsas ao leitor. O Comunique-se localizou a Iurd, que confirmou a ação, mas não deu detalhes do processo.
A Folha apresentará defesa à Universal. Diz, na matéria, que o editorial tem caráter informativo e que a Constituição dá direito tanto à informação como a livre expressão do pensamento.
Leia também:

Nenhum comentário: