terça-feira, 8 de julho de 2008

Comissão rejeita Convenção da OIT sobre demissão imotivada

Por 20 votos contra 1, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional rejeitou nesta terça-feira a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe a demissão imotivada. A comissão acolheu parecer do relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que foi contrário à ratificação da convenção pelo Brasil.
O relator entende que a legislação trabalhista atual protege o trabalhador, o que, na sua opinião, torna a ratificação da Convenção 158 desnecessária.
Logo depois da votação, o relator informou que fez uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que lhe informou que a matéria, sendo rejeitada na Comissão de Relações Exteriores, poderia ser arquivada. Desse modo, Júlio Delgado pediu o arquivamento da mensagem presidencial.
O presidente da Comissão, deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), disse que também vai fazer uma consulta à CCJ, a fim de examinar o pedido do relator. Caso a informação proceda, Gadelha vai arquivar a matéria. Se isso acontecer, nova mensagem com este conteúdo só poderá ser apresentada na próxima sessão legislativa, em 2009.
Defensores da convenção afirmam que o pedido do relator não procede, argumentando que apenas duas comissões têm poder para arquivar matérias em caso de aprovação de parecer contrário - CCJ e de Finanças e Tributação. Conforme essa interpretação, no caso de mensagem presidencial, apenas o plenário pode decidir, ao rejeitar a matéria, pelo seu arquivamento.

Um comentário:

J. Begatti disse...

Esta convenção da OIT não tem a menor conotação de defesa do trabalhador, veja só, no mundo inteiro está caindo este instituto da estabilidade, lutamos contra isso no Brasil e agora querem esta de não poder demitir a não ser por justa causa! Abaixo o paternalismo exacerbado, o comodismo que vemos na maioria dos funcionários públicos que estão investidos disso.

Retrocesso, cheeeeeeeeega!!!!!!!!!!!!