segunda-feira, 28 de abril de 2008

Cruzeiro - Gol Histórico

RELIQUIA DA LIBERTADORES DE 1976 - VILIBALDO ALVES
O Cruzeirense Marcos Aurélio me enviou por e-mail uma relíquia - um áudiocom o locutor Vilibaldo Alves narrando um gol de falta de Nelinho na decisãoda Libertadores de 1976 contra o River Plate. 
O aúdio está em anexo a estamensagem e também no seguinte link:http://www.mp3tube.net/br/musics/Cruzeiro-Bomba-de-nelinho-Cruzeiro/112926/ A partida aconteceu no Estádio Mineirão e valeu pela primeira partida dadecisão do título sulamericano. O lateral direito do Cruzeiro, que costumavabater faltas com um chute forte e de efeito, marcou este gol, aos 21 minutos,do 1º tempo, explodindo o Mineirão de emoção e abrindo a goleada históricade 4 a 1. Aquela partida estava cercada de uma grande expectativa por parte de toda atorcida brasileira, pois argentinos e uruguaios dominavam o título daLibertadores desde 1963, quando o Santos havia sido o último clube brasileiroa conquistar a Taça. Os torcedores "hermanos" costumavam entoar em seusestádios a cada eliminação que impunham a um clube brasileiro o seguintecoro: "Na Copa, la Copa, se mira e no se toca" (Na Copa, a Copa se vê, masnão se toca). O locutor Vilibaldo Alves, que costumava abrir a narração deum gol com um tradicional grito de "advinhe!" traduziu o sentimento devingança da torcida brasileira promovendo o confronto Cruzeiro e River Plate,como um clássico Brasil e Argentina. E o Cruzeiro lavou a alma do futebol brasileiro depois de conquistar o títulona 3ª partida da decisão, contra o River, que ocorreu em campo neutro, emSantiago, no Chile, com uma vitória de 3 a 2 interrompendo um tabu de 13 anosna Taça. Marcos Aurélio é colecionar de áudios de gols históricos do Cruzeiro. 

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 4 x 1 RIVER PLATE (ARG)
Motivo: 1a partida da Final da Taça Libertadores
Data: 21/07/1976
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Público: 58.720
Renda: Cr$ 1.633.680,
Árbitro: Vicente Llobregat (VEN)
Auxiliares: Roque Cerullo (URU) e Edison Pérez (PER)
Gols: Nelinho (F) 21; Palhinha 29; Palhinha 40; Más (P) 18 do 2º; Valdo 35
Cruzeiro:
Raul, Nelinho, Moraes, Darci, Vanderlei, Piazza (Valdo), Eduardo(Ronaldo), Zé Carlos, Jairzinho, Palhinha, Joãozinho.Técnico: Zezé Moreira.
River:
Fillol (Landaburu), Comelles, Perfumo, Lonardi, Hector Lopez, Juan J.Lopez, Merlo, Sabella, Pedro A. González, Luque, Oscar Más.Técnico: Angel Labruna.CA: Moraes, Zé Carlos, Jairzinho (Cru); Lonardi, Perfumo (Riv) 

Nenhum comentário: