quinta-feira, 20 de março de 2008

Rádio e TV

Futebol na TV: fim da linha Flávio Ricco* O rádio ainda é o rádio. Apesar de todas as transformações observadas nos últimos tempos, principalmente com a chegada dos novos meios de comunicação, o bom e velho rádio é, e nunca vai deixar de ser, o grande companheiro de muita gente, em horas diferentes do dia ou em situações mais diversas. Ao mesmo tempo em que estimula a imaginação de quem ouve, cria intimidade, envolvimento, sentimentos e curiosidade. A televisão - e existem pesquisas em cima disso - perdeu um pouco da sua audiência nos últimos anos. Não sei se o mesmo aconteceu com o rádio, mas é possível assegurar, sem correr qualquer risco, que houve uma violenta queda de qualidade no campo esportivo. Hoje, são raros os casos de emissoras que se preocupam em fundamentar no bom jornalismo, as suas transmissões do futebol. Ou as que procuram contar o que está acontecendo no campo, narrando o jogo e levando ao ouvinte as informações a ele relacionadas. A grande maioria resolveu fazer disso uma extensão do circo, evidentemente, sem o mesmo brilho, competência e qualidade dos profissionais do picadeiro. Brincam entre eles o tempo todo, fazem piadas que só eles entendem, e o coitado do ouvinte fica de otário. Isso, evidentemente, sem contar o festival de abraços enviados ao patrocinador, amigo do patrocinador, tio do patrocinador, filho do patrocinador, dono da agência de propaganda e companhia bela. Uma picaretagem com todas as letras. Na grande maioria dos casos é o que sobrou das transmissões esportivas. Felizmente, existem as exceções. Poucas, mas existem. *Flávio Ricco é Jornalista Fonte: Tele História

Nenhum comentário: