Os municípios limítrofes são ao Norte, Valença e Quatis; ao Sul; Rio Claro, Piraí e Bananal (SP); ao Leste, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí; e a Oeste, Resende, Quatis e Porto Real.Fica há 110 km do Rio de Janeiro (RJ), 300 km de São Paulo (SP), 460 km de Belo Horizonte (MG), 650 km de Vitória (ES), 85 km do porto de Angra dos Reis (RJ) e 90 km do porto de Sepetiba, no município de Itaguaí (RJ). Segundo estatísticas do Censo 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada é de 172 mil habitantes, para uma área total de 547,55 km2.
Neste município está localizada uma das mais tradicionais emissoras de Rádio do Estado do Rio de Janeiro.Conheça agora um pouco sobre á Rádio do Comércio AM 1.450KHz de Barra Mansa.A ditadura era quem mandava no país. Muitas rádios estavam sendo fechadas pelo governo militar que só permitia que ficasse no ar, emissoras que não propagassem nenhuma ideologia política.Em meio a toda essa censura, surge a "Rádio do Comércio", no interior do Estado do Rio de Janeiro.Em 1967, foi aberto um edital de concessão de emissoras. Três jovens da cidade de Barra Mansa, Ildeu Nodge Alves, Oscar Gabrig e Willis de Castro Rolin, conseguem dar início a um projeto de radiodifusão que levou, desde a concessão, dois anos para se instalar.Em 16 de abril de 1969, entrava no ar a AM 480, "Rádio do Comércio". Com uma programação mais musical e um jornalismo enfraquecido por causa da ditadura, a "Rádio do Comércio" começou a trabalhar no sentido de sempre buscar a liberdade de expressão.Entre os seus fundadores, somente o senhor Ildeu Nodge Alves, permaneceu na atividade, concentrando todo o patrimônio da rádio em suas mãos.Ao falar sobre os tempos de censura ferrenha, Ildeu lembra as dificuldades e expõe como é gratificante saber que a emissora sobrevive até hoje sendo imparcial:"A época de censura fez que nós, profissionais de rádio, valorizássemos ainda mais a liberdade de expressão. Foram muitos anos tendo que ir todo o mês até a Polícia Federal em Nova Iguaçu, para poder pegar o" Alvará de Censura ". Sem esse alvará, não podíamos trabalhar".Com isso, a "Rádio do Comércio" procura até hoje, fazer um trabalho construtivo. A rádio não tem cor, religião e muito menos facção política. A ditadura nos fez passar por tempos penosos, porém ela nos ensinou a transmitir princípios sadios e humanitários, ela mostrou para nós da "Rádio do Comércio" que a liberdade é fundamental para a construção da cidadania " completa Ildeu.
A "Rádio do Comércio" procura, no sentido mais puro da palavra, ser democrática em tudo o que faz. A emissora busca fazer um jornalismo dinâmico em toda sua programação. Qualquer notícia que seja de interesse público vai ao ar em qualquer programa.A Rádio do Comércio lidera a audiência nas classes B e C na região. Operando 24h por dia na freqüência 1450 Khz AM. Com uma Potência de 5.000 KW ela atinge toda a região Sul Fluminense, e agora na internet chega para o mundo.Com um público de 58% mulheres e 42% homens tem cerca de 80 mil ouvintes por minuto, na parte da manhã.
O Programa de maior audiência é o Microfone na Rua, apresentado pelo "Peninha" e sua equipe de repórteres, Cláudia Moura, Sarah Lee e Tio Mica. São reportagens ao vivo pelas ruas da região, delegacias, além de reclamações e defesa do consumidor.O diretor geral é o Sr. Ildeu Nodge, um dos fundadores da Rádio. Ildeu tem por seu ideal de vida, debater democraticamente idéias e tentar contribuir para a construção de uma sociedade melhor.Hilton Alexandre, o Peninha, é presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Rio de Janeiro (AERJ). Apresenta o programa de maior audiência da rádio, o Microfone na Rua. Claudia Moura é apresentadora do Programa Fique por Dentro, com participação de personalidades regionais, entrevista, música e muito bate papo.Sarah Lee apresenta a Patrulha 480, um programa policial tradicional da região. Informando nossos ouvintes sobre os principais fatos policiais do dia.Walter Lopes apresenta o Programa De Coração pra Coração, com participação de ouvintes, música e muito entretenimento.J. Farat apresenta o Programa J. Farat , com a principal atração o namoro no Rádio, com participação dos ouvintes, ao vivo e pelo telefone.Compadre Nenê apresenta o programa Viagem Sertaneja, com tradição de 30 anos na região, apresenta, músicas sertanejas.A equipe de esportes é chamada de Seleção do Rádio, é formada por Sergio Luiz, chefe de equipe, João Bosco, Luiz Fernando e Ednésio Kimp, repórteres, Ronald Jarbas, comentarista; J Farat e Julio César, narradores. A equipe de esportes tem o Programa Bola Show.Notícias esportivas dos principais clubes do país, com ênfase para o Volta Redonda F.C., com reportagens "ao vivo" do estádio do Voltaço. Com a equipe mais premiada do rádio regional.A programação é variada, a prioridade é para o jornalismo.
A emissora faz de sua principal programação uma fonte de informação, cultura e educação, sempre possibilitando o ouvinte de interpretar e se quiser, debater as idéias e fatos da região.O compromisso é com a verdade, pois o Rádio chega aos pontos mais distantes e influencia no senso crítico daqueles que até mesmo são analfabetos.Daí a importância de se fazer um trabalho social com responsabilidade. E é com esse pensamento que a "Rádio do Comércio" chega até os seus ouvintes.
Ouça á rádio Comércio AM aqui: www.radiodocomercio.com.br
Fonte: Brasil Rádio News
Um comentário:
Legal o Histórico, moro em Belo Horizonte e sempre que vou à trabalho para Volta Redonda adoro ouvir a Rádio do Comercio.
edgar_souza@gmal.com
Postar um comentário