sexta-feira, 28 de março de 2008

Campos dos Goytacazes-RJ

Aniversário: 173 anos - Parabéns!!!! História As terras dos índios goitacás começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "Sete Capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinqüenta anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de Cidade em 28 de março de 1835. Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goitacazes, entre eles está a partida dos primeiros voluntários para a Guerra do Paraguai, em 28 de janeiro do 1865, pelo vapor "Ceres". Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. O jornalista Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, cognominado de o "Tigre da Abolição" foram os maiores expoentes da causa. Porém, foi a última cidade brasileira a aderir a abolição da escravidão. As visitas do imperador Dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos. O surgimento em 1652 da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje menos promissor, dava início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no Farol de São Tomé, reativando o desenvolvimento da região. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_dos_Goytacazes Hino e sua história
- O hino de Campos foi escrito pelo campista Azevedo Cruz. O hino é fragmento do imenso poema "Amante Averba" e foi musicado pelo francês conhecido como Perissê. O poema é uma exaltação à cidade e as suas belezas naturais. Mas existem várias particularidades e citações na letra. A frase, "intrépida amazona" remete a contos medievais e também a heroína Benta Pereira. O "viridente plaino goytacá" é uma menção aos índios, a planície e suas riquezas naturais. O hino continua citando escritores famosos como na frase "luar como Verona", que remete ao romance Romeu e Julieta, de Shakespeare. Em outra parte, o "Rei do Oriente" fala do rio Paraíba, citado durante várias vezes no hino. "O hino é cheio de citações românticas e orio Paraíba está a todo momento sendo citado mesmo", completa Sílvia.
O hino de Campos dos Goytacazes
Campos, formosa e intrépida amazona
Do viridente e plaino goytacá
Predileta do luar como verona
Terra feita de luz e madrigais
Ó Paraíba, Ó mágica torrente
Soberana dos prados e vergéis
Por onde passas como um Rei do Oriente
Os teus vassalos vêm beijar-te os pés
Nada iguala os teus dons, os teus primores
Val de delícias, o teu céu azul
Minha terra natal, ninho de amores
Urna de encantos, pérola do sul
Ó Paraíba, Ó mágica torrente
Soberana dos prados e vergéis
Por onde passas como um Rei do Oriente
Os teus vassalos vêm beijar-te os pés
Campos, formosa e intrépida amazona
Do viridente e plaino goytacá
Predileta do luar como verona
Terra feita de luz e madrigais
Ó Paraíba, Ó mágica torrente
Rio que rolas dentro do meu peito
Autor: Azevedo Cruz
Fonte: Cássio Peixoto http://www.odiarionf.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlos Ferreira,
Minha família campista realiza uma reunião anual e editamos um jornalzinho, estou tomando a liberdade de utilizar o material do seu blog sobre o Hino de Campos. obrigado.
Sérgio Venancio (de Brasília)