Posse
Sob a presidência da acadêmica Cecy Barbosa Campos, a Academia Juiz-forana de Letras (AJL), dará posse na próxima sexta-feira, 11/04, às 19 horas, no Museu de Artes Murilo Mendes a escritora Renata Dal-Bó, como membro correspondente.
Posse
Sob a presidência da acadêmica Cecy Barbosa Campos, a Academia Juiz-forana de Letras (AJL), dará posse na próxima sexta-feira, 11/04, às 19 horas, no Museu de Artes Murilo Mendes a escritora Renata Dal-Bó, como membro correspondente.
Rádio Cultura de Santos Dumont/MG - 2011
"Riani: As botinas tentaram calar”
Promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora para homenagear juiz-foranos e juiz-foranas de destaque na luta pela Justiça e Direitos Humanos, terá uma nova etapa na segunda-feira, 31/03. Desta vez, os homenageados serão os vereadores cassados pelos próprios pares, durante a ditadura militar:
por Afonso Romano de Sant'Ana
Carlos Bernardo Bracher, nascido em Juiz de Fora em em 19 de dezembro de 1940 e Afonso Romano de Sant'Ana (1937/2025).
Affonso Romano de Sant'Anna nasceu em Belo Horizonte, em 27 de março de 1937.
Uiara Araújo Vieira nasceu em Volta Redonda/RJ, em 09 de agosto de 1959.
Eleição
A Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora (LIESJUF) elegeu na última segunda feira, 17/03, a nova diretoria da instituição para o período 2025/2028, sendo vencedora a Chapa 2 - "A Renovação Começa Agora", composta por:Nesta segunda-feira, 17/03, em Luque, no Paraguai, serão definidos os grupos da Libertadores e da Sul-Americana. Às 20h, a Conmebol sorteia os oito grupos da Libertadores com participação de sete times brasileiros, assim como nos oito grupos da Sul-Americana. Na divisão dos potes da Libertadores, quatro clubes brasileiros estão entre os cabeças de chave: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Internacional está no pote 02, e Fortaleza caiu no pote 03. Classificado na fase prévia, Bahia entra no pote 04. A divisão dos potes é baseada no ranking de 2024 da Conmebol, cuja pontuação foi anunciada no fim do ano passado. O regulamento da entidade prevê que times do mesmo país não podem ser sorteados na mesma chave, com uma exceção: caso um deles venha da fase prévia. Portanto, o Bahia pode ser encaixado em grupos com algum dos demais brasileiros. A fase de grupos acontece entre 02 de abril e 28 de maio.
Pré-Libertadores
SOMA
Banda musical que fez sucesso em Juiz de Fora e região nas décadas de 1980 e 1990.
Ao longo da história a banda teve várias formações, tendo, inclusive, a presença de cantoras.“Bambas do Samba”
A exposição “Bambas do Samba” apresenta 20 painéis de graffiti com homenagens a 18 personagens marcantes da história carnavalesca da cidade.
As obras, distribuídas entre o Parque Halfeld e Praça Antônio Carlos, foram criadas por grafiteiros locais convidados pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e coordenado por Fernanda Cruzick, assessora da Funalfa na área de artes visuais.
Carnaval do passado - ano de 2002
Marco Antônio Campos, Carlos Ferreira, Max Hamoy e José Luiz Magrão.Em 2011, durante a gestão do prefeito José Renato Fonseca Padilha, num projeto idealizado por Antônio Manoel Ribeiro, com apoio de Joelcio Gama e da APLAC - Academia Paduana de Letras, Artes e Ciências e realizado pela comissão organizadora da 32ª EXPO-PÁDUA, foi lançado o CD comemorativo "Sambas de enredo inesquecíveis".
Em 2006, durante a gestão do prefeito Evandro Nery, a ABESS - Associação de Blocos e Escolas de Samba de Santos Dumont, por ocasião do centenário do voo do 14 Bis, lançou o CD comemorativo "Sambas de enredo inesquecíveis".
Francisco Luiz dos Anjos, o sr Machado, nasceu em 02 de janeiro de 1934 na fazenda São Fidélis e foi registrado no cartório de Chácara, na época, distrito de Juiz de Fora.
Bloco carnavalesco "Os Xicleteiros"
Bloco Carnavalesco Unidos do Bairro Floresta
Bloco Carnavalesco Unidos do Bairro Floresta
Bloco do Beco
(Associação Carnavalesca Bloco do Beco)
CD
"Bloco do Beco - 30 anos de folia", CD comemorativo dos 30 anos de atividades carnavalescas da Associação Carnavalesca Bloco do Beco, lançado no Clube Bom Pastor, EM 31 de março de 2007, com 15 músicas representativas dos 30 anos de atividades carnavalescas do Bloco do Beco, acompanhado de um encarte com material gráfico.
“Vai Manter a Tradição – O Samba em Juiz de Fora”
50 anos de samba em Juiz de Fora
O CD com 50 sambas de enredo do carnaval de Juiz de Fora, parte integrante do livro "No ar: Carnaval de Juiz de Fora - Meio Século de Identidade", de autoria da jornalista e historiadora, Rosiléa Archanjo de Almeida, lançado em 2014.
“Flavinho da Juventude - uma História de Vida”
Em 2014, Flávio Aloísio Carneiro (1950/2020), o Flavinho da Juventude, a exemplo de Gerando Santana (1930/2011), lançou seu primeiro e único CD. O CD “Flavinho da Juventude - uma História de Vida”, celebrou cinco décadas de trajetória do cantor e compositor, com nove músicas autorais e algumas em com Hegel Pontes, nas décadas de 1970 e 1980.
O autor
Flávio Aluízio Carneiro nasceu em Ubá, em 23 de abril de 1950 e morreu em Juiz de Fora, aos 70 anos, em 19 de setembro de 2020.
"Geraldo Santana - Batuque do negro"
Em 2001 o compositor e sambista Geraldo Santana (1930/2012) lançou seu primeiro e único CD. "Geraldo Santana - Batuque do negro", com produção de Márcio Gomes, contou com a participação dos músicos Márcio de Almeida, o Hulk, responsável também pelos arranjos, Dirceu Leitte, Alexandre Maionese, Ronaldo do Bandolim e Toni Sete Cordas, além de sambistas da cidade de Juiz de Fora, como o próprio compositor, Flavinho da Juventude (1950/2020), Augusto Jamelão, Jair, Armando Fernandes Aguiar, o Mamão, Zezé do Pandeiro, Coração, Cida e Celina. No repertório, suas canções “Luz de vela” (com Nélson Siqueira), “Saudade impertinente”, “Mágoas” (com Nonô), “Recordações”, “Pierrô do bloco”, “Coração veterano”, “Menino, Natal e Carnaval”, “Nuvem de Esperança” (com Roberto Medeiros), “Lenda do Morro” (com Mamão e Hegel Pontes) e “Chica da Silva e a emancipação da mulher brasileira” (com Mamão), além da faixa-título.
O autor
Geraldo Santana nasceu na Fazenda Liberdade, no município de Coronel Pacheco, na época, distrito de Juiz de Fora, com o nome de Água Limpa, em 30 de março de 1930 e morreu em Juiz de Fora, aos 81 anos, em 18 de outubro de 2011.
Nota
O escritor Wanderley Luiz de Oliveira escreveu a biografia "Geraldo Santana - Sonho, música e realidade", lançada em março de 2012