sábado, 6 de setembro de 2008

Fernando Barbosa Lima

Morre o jornalista Fernando Barbosa Lima aos 74 anos
O jornalista Fernando Barbosa Lima morreu nesta sexta-feira, 05/09, no Hospital Pró-Cardíaco de Botafogo, no Rio de Janeiro, aos 74 anos.
Fernando Barbosa Lima é filho do jornalista Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho, um dos ícones da história da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Ele estava há 15 dias internado e morreu de falência múltipla dos órgãos.
Um dos mais destacados realizadores da televisão brasileira, Lima foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo da ABI em maio de 2007 e teve o seu mandato renovado em maio deste ano.
Lima pertencia à Associação Brasileira de Imprensa e nasceu no Rio de Janeiro. Ele dirigiu a TVE, que foi incorporada à TV Brasil, e sua estréia televisiva foi na TV Rio. Nos anos 60 ele criou produziu programas como "Jornal de Vanguarda", "Preto no Branco" e "Sem Censura", entre outros.
Nos anos 80, à frente do "Abertura", o jornalista se posicionou abertamente contra o regime militar. Nos últimos anos ele produziu uma série de DVDs sobre "Grandes Brasileiros", em que biografou nomes da vida pública do país, entre eles o pai Barbosa Lima Sobrinho, Tancredo Neves, Darcy Ribeiro, Ziraldo e José Sarney --que ainda estava em produção.
Sua última aparição pública foi em 20 de junho, quando do Seminário Nacional 200 Anos de Imprensa no Brasil, promovido em Recife pela fundação Joaquim Nabuco e pelo governo de Pernambuco. O corpo de Barbosa Lima está sendo velado neste sábado entre 10h e 13h no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Após o velório, o corpo será transferido para o Memorial do Carmo para cremação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário