segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Notável personalidade eclesiástica

Dom José Luiz Majella Delgado nasceu em Juiz de Fora em 19 de outubro de 1953.

Volta Redonda e Aparecida

Aos dois anos mudou-se com a família para a cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Fez o ensino fundamental em Volta Redonda e Aparecida, onde fez também o ensino médio no Seminário Redentorista Santo Afonso. 

Lorena/São Paulo/Roma

Na faculdade Salesiana de Filosofia, em Lorena, fez licenciatura em Estudos Sociais e em Filosofia. Em 1977 fez sua profissão religiosa e iniciou, no mesmo ano, o cursou de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), concluído em 1980. No dia 14 de março de 1981, foi ordenado sacerdote, em Volta Redonda e, dez anos depois, fez especialização em teologia litúrgica na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. No ano 2000, foi para Roma onde estudou Espiritualidade Redentorista na Academia Alfonsiana.

Educador

Foi professor no Seminário Redentorista de Aparecida; no Centro de Evangelização Missionária, em São Paulo. 

Episcopado

Em 16 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de Jataí, em Goiás, sucedendo a Dom Aloísio Hilário de Pinho. Ordenado bispo em 27 de fevereiro de 2010 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, foi empossado na diocese no dia 06 de março de 2010.

Em 28 de maio de 2014, o Papa Francisco o nomeou Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre, no Sul de Minas, sucedendo a Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho. Tomou posse em 02 de agosto de 2014 como 07º Bispo e 04º Arcebispo.


Nenhum comentário: