terça-feira, 26 de maio de 2020

Notável personalidade

Tony Tornado (Antonio Viana Gomes) nasceu no Mirante do Paranapanema, no Oeste Paulista, na época distrito de Presidente Prudente, em 26 de maio de 1930.

Família
Filho de pai guianense (vivo aos 108 anos) e mãe brasileira, foi casado com a atriz Arlete Sales e tem um filho ator e cantor, Lincoln Tornado.Rio de 

Janeiro
Aos 11 anos de idade, mudou-se para o Rio de Janeiro, foi morador de rua, vendedor de amendoim e engraxate.

Estados Unidos
Morou em Nova York e lá, conheceu Tim Maia (1942/1998) e cantaram juntos para o público latino.

Carreira
Tony iniciou sua carreira artística nos anos 60 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa "Hoje é dia de Rock" de Jair de Taumaturgo (1920/1970. 

Cantor
A bordo de músicas como “Podes crer, amizade”, “Deus negro” e “BR-3”, com a qual ele venceu o V Festival Internacional da Canção, em 1970, Tony Tornado se apresenta quarta-feira no Teatro Riachuelo, no Rio. Aos 89 anos de idade, mesmo depois de uma operação na cabeça do fêmur, o cantor — uma das referências da cultura negra e black no Brasil — ainda encara a vida com entusiasmo, humor e veemência quando necessário, com a vitalidade e o humor de quem se sabe privilegiado pelo DNA: seu pai está vivo e lúcido aos 108 anos .  

Ator
Fez novelas e filmes, com destaque para o personagem Gregório Fortunato, do seriado "Agosto", inspirado na obra do escritor juizforano Rubem Fonseca (1925/2020) e exibido pela TV Globo em 1993.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Time dos artistas
Em 23 de setembro de 1989, o time dos artistas, liderado por Tony Tornado se apresentou em Juiz de Fora, no estádio Sales Oliveira (campo do Tupi), em Santa Terezinha. O time dos artistas contava ainda com Otávio Augusto, Gerson Brener, Flávio Galvão, Eri Johnson, Luiz Magnelli, João Carlos Barroso (1950/2019), Romeu Evaristo (ator que fez o Saci numa das versões do Sítio do Pica Pau Amarelo).

Transmissão
A rádio Capital de Juiz de Fora, com a equipe liderada pelo Humberto Zaghetto, transmitiu o jogo.