segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Um nome que fez história na comunicação

Luiz de França (Luiz Gonzaga França Carneiro) nasceu em  Barbacena-MG, em  03 de fevereiro de 1946.
Carreira
Iniciou carreira na "cidade das rosas", aos 15 anos de idade, na rádio Correio da Serra AM, passou pela rádio Barbacena AM, transmitindo bailes de carnaval e comandando programas de entretenimento. 

Petrópolis
Foi dono da rádio Difusora de Petrópolis com o falecimento de seu tio. 

Rio de Janeiro e São Paulo
Aos 18 anos, participou e venceu o concurso do programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, e como prêmio tornou-se locutor da TV Tupi e da Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Apresentou programas como Portugal sem Passaporte e Repórter Esso, em substituição a Heron Domingues.   
Trabalhou por 28 anos no grupo Globo, começando como locutor noticiarista e, posteriormente, comandou férias de colegas até assumir seu primeiro programa, o "Show da Noite", em 1983. Em 1985 teve uma rápida passagem pela rádio Globo São Paulo, onde substituiu Eli Corrêa. No mesmo ano, França passou a comandar as tardes da Globo Rio, substituindo Waldir Vieira (que era titular da faixa vespertina e faleceu naquele ano). No ano de 1999 Luiz de França passou a integrar a rádio Tupi do Rio, onde permaneceu até meados de 2007, até sua ida para Rádio Manchete AM 760.
Luiz de França morreu no Rio de Janeiro, aos 71 anos, em 28 de julho de 2017, sendo seu corpo velado e sepultado em Barbacena.

Nenhum comentário: