domingo, 19 de janeiro de 2020

Literatura

"Lafayette - Um Jurista do Brasil"

A obra, dividida em duas partes, traz a biografia do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira (1834-1937).

O livro foi idealizado pelo deputado Lafayette Andrada, descendente do jurista, é fruto de pesquisas e observações das professoras Maria Auxiliadora de Faria e Lígia Maria Leite Pereira, biógrafas e professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem o prefácio de Paulo Brossard (1924/2015).

A obra traz, na segunda parte, uma análise crítica da obra jurídica do biografado, intitulada Lafayette Homo juridicus pelo professor de direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Roberto de Gouvêa Medina.

O livro traz fotos históricas, de família e de documentos de Lafayette e a reprodução integral do Vindiciae, texto de Lafayette publicado no Jornal do Commércio em que ele rebate Sylvio Romero na crítica que este escrevera sobre a obra de Machado de Assis.

Biografado
Lafayette Rodrigues Pereira nasceu em 28 de março de 1834, em Queluz, hoje município de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas. Foi advogado, jornalista, jurista, orador, político, diplomata e conselheiro de Estado. Conselheiro Lafayette morreu no Rio de Janeiro, aos 82 anos, em 29 de janeiro de 1917.

Nenhum comentário: