terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Gente de Expressão

Edson Oliveira (Edson José de Oliveira), o Edinho Super Star, nasceu na cidade de Escada, na região Metropolitana do Recife, em 29 de maio de 1952. Filho do funileiro Gildo Batista de Oliveira (falecido em 1985) e da bordadeira Lúcia Maria de Jesus (falecida em 1990). Aos dois anos de idade a família mudou-se para Recife, onde viveu até os 26 anos. 

Família/filhos
Pai do  Luciano Jorge Soares de Castro Oliveira (formado em Administração e Ciência Contábeis), do casamento com Maria Esther Soares de Castro (hoje já falecida). Em 1987, da união com Ledalícia Moniz Sodré Pereira (filha do escritor baiano Hélio Moniz Sodré), nasce sua filha Juliana Moniz Sodré Pereira. Com advogada e professora Regina Sthela Pedroso Paschoa, nasceu Pedro Pedroso Paschoa de Oliveira, nascido em 1989.

Estudos
Edson Oliveira fez o curso primário no Instituo Ruy Barbosa em Nova Descoberta, dirigido pelos padres da Igreja Católica. Ingressou na Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFP), onde fez o curso Industrial Básico, o curso de Desenho de Móveis e Arquitetura e o curso de Telecomunicações. 

Rádio de Pernambuco
Aos 19 após o serviço militar ingressou no rádio como profissional, trabalho que já desempenhava desde criança com seu pai. Sua primeira emissora foi a rádio Tamandaré, em seguida se transferiu para rádio Clube de Pernambuco. Foi locutor comercial, apresentador, noticiarista e foi a primeiro Repórter Bandeira Dois, criando uma nova maneira de narração para reportagem policial.  Posteriormente, se transferiu para rádio Olinda, na grande Recife.

TV Globo Recife
Foi locutor de cabine, locutor de chamadas e apresentador do Globinho, Jornal Hoje, Globo Nordeste e o Jornalismo Eletrônico.

Rio de Janeiro
Em meados de 1978 se desligou da TV Globo Pernambuco e da rádio Olinda e mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou na rádio América (antiga Vera Cruz) onde recebeu o apelido de Edinho Superstar, Fluminense AM, Federal, Ipanema (Radiobrás), Tamoio, Manchete FM, Manchete AM, TV Manchete, Del Rey (mais tarde rádio Alvorada, hoje Paradiso), Antena 1 (com Eládio Sandoval e Romilson Luiz), Estácio FM, Tupi (onde foi noticiarista, substituindo Aluízio Pimentel. Apresentou Sentinelas da Tupi, o noticiário de hora cheia; e Grande Matutino Tupi com Alberto Cury), Panorama de Nilópolis FM e Tropical FM (São Gonçalo).  

Juiz de Fora
Chega a JF em 1989 e foi trabalhar nas rádios Solar AM e FM, trabalhou nas rádios Farol (hoje Itatiaia), Alvorada, Manchester, Panorama, 107, Tran FM e TV Panorama (locutor de chamadas).

Universidade
É formado Ciências Sociais (sociologia) na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), nas modalidades Licenciatura Plena e Bacharelado. 

Cantor
Usando o pseudônimo de Teddy Lee, gravou alguns CDs e fez sucesso com a marchinha de carnaval "Vou Afogar o Ganso". 

Atualmente, fora do rádio tradicional, Edson Oliveira continua residindo em Juiz de Fora, tem se dedicado a música, a pintura e a critica política, através das mídias sociais e do blog www.superstaredinho.blogspot.com

Nenhum comentário: