quarta-feira, 12 de junho de 2019

Dom Roberto José

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 12/06, bispo da Diocese de Janaúba, no Norte de Minas, o reitor do Seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora, monsenhor Roberto José da Silva, de 54 anos. Com atuações nas paróquias das cidades de Santos Dumont, sua terra natal e Lima Duarte, atualmente, além de reitor do Seminário Santo Antonio, é vigário da paróquia do Santíssimo, no bairro Borboleta. Monsenhor Roberto José será ordenado bispo, por dom Gil Antonio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora, na matriz de São Miguel e Almas, em Santos Dumont, em 17 de agosto, e vai assumir a Diocese de Janaúba, em 08 de setembro, em substituição a dom Ricardo Guerrino Brusati, que pediu renúncia. 

Dom Roberto José será o quarto bispo de Janaúba. Os anteriores foram: Mauro Pereira Bastos (natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES), José Ronaldo Ribeiro (de Uberaba-MG) e Ricardo Guerrino Bussatti (natural da Itália).    

Dom Mauro, primeiro bispo de Janaúba, morreu em acidente três meses após ter sido transferido para a diocese de Guaxupé, no Sul de Minas. Dom Ronaldo, em 2014 foi transferido para a diocese de Formosa, em Goiás e em 2018 pediu renúncia após ser denunciado e preso, por envolvimento em desvio de recursos da igreja. Dom Ricardo, de 74 anos, se encontra na Diocese de Janaúba há quatros anos e nela permanecerá como bispo emérito.    

O  novo bispo
Roberto José da Silva nasceu em Santos Dumont, em 18 de março de 1965. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), em Juiz de Fora. É formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo CES/JF (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora), e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.

Nenhum comentário: