sábado, 9 de março de 2019

Gente de Expressão

Fernando Sérgio (Fernando Sergio Grandinetti Pinto), nasceu em 20 de maio de 1946, em Cruzeiro, no Vale do Paraíba Paulista, e desde os dois anos de idade seus pais, Antonio Francisco da Ascenção Pinto e Jandyra Grandinetti Pinto (já falecidos) mudaram-se para Juiz de Fora, onde foi criado. 

Família
Casado desde 23 de julho de 1979 com a jornalista Samira Valente (nascidaem 28 de abril), que é sua sócia e co-produtora dos seus programas e tem cinco filhos: Sergio Henrique, professor de Jiu-Jitsu, faixa preta em quarto grau; Chistiano André, promoter que morou oito anos nos Estado Unidos e hoje gerencia um importante restaurante de Niterói; Marcelo "Piui", conhecido empresário em Niterói, Felipe Valente - empresário e Bruno Valente que morou dois anos na Austrália e de volta, é administrador de empresas, trabalhando no grupo Stone. 
Carreira - Juiz de Fora
A convite do radiodifusor Gudesteu Mendes (1930/1976), iniciou-se, em 02 de junho de 1962, nas rádios Difusora e Industrial, na primeira, apresentando o programa "Chá das Três" e, na segunda, como apresentador do jornalístico "Noticiarista T-9", além de ter feito teatro estudantil na cidade e sendo detentor do Premio Municipal de teatro como "melhor autor" em 1970 em diploma assinado pelo então secretário de cultura, Murílio de Avellar Híngel e pelo então prefeito, Itamar Franco (1930/2011), de quem sempre foi amigo. Fernando Sérgio também trabalhou por curto período de tempo na PRB-3, rádio Sociedade de Juiz de Fora. Além de ter tido um programa  chamado "A juventude é assim mesmo" na extinta rádio Industrial de Juiz de Fora, tendo também feito telejornais, sendo editor de um deles e tendo levado o seu grupo teatral para a tv, representando algumas peças no video.  

Carreira - Belo Horizonte
Em 1969, após o curso secundário, seguiu para estudar e trabalhar em publicidade em Belo Horizonte, tendo feito estágio de jornalismo na rádio Itatiaia.

Carreira - Rio de Janeiro
Desde 1970, trabalha na comunicação do Rio de Janeiro, sendo detentor de 21 prêmios ao longo da carreira de comunicador.
Aqui alguns deles:
Premio Municipal de Teatro de Juiz de Fora como melhor autor;

Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (1991)
Comenda 500 anos de Angra dos Reis ( FS dirigiu a rádio de lá em 1992).
Medalha de Mérito do Clube Municipal do Rio de Janeiro.
Prêmio Rotary Club
Prêmio Lions de Comunicação.
Entre outros...

Trajetória no Rio: 

1971 - Rádio Continental - redator e noticiarista.
1973 - TV Globo, tendo dirigido mais de duas centenas de gravações de comerciais em video.
De 71 a 76, foi coordenador da Publicidade Certa de propriedade do saudoso jornalista Ney Machado.
De 1976 em diante, Sistema Globo de Rádio, rádios: Mundial, tendo lançado o programa "Toca-Toca Mundial", rádio 98 FM (comunicador da Matina 98), rádIo Globo - Locutor de "O Globo no ar" e do "Seu redator chefe", além de comunicador.
1982 - Foi pioneiro na TVS do Sílvio Santos apresentando o principal telejornal da emissora, o "Noticentro", quando esta se transformou na rede SBT.
1983 - Rádio e  TV Manchete,
1984 - Juntamente com 
Haroldo de Andrade ( /), Carlos Bianchini, Paulo Lopes, Fernando Sérgio inaugurou a rádio Bandeirantes onde foi titular do "Programa Fernando Sérgio" das 16 horas às 19 horas, de segunda à sexta-feira,.
1985- Volta à rádio e TV Manchete,
 Depois de seis meses na Bandeirantes, foi para a  rádio Tupi por um ano.
Sempre convidado, ficou três anos na rádio Tamoio, do Sistema Verdes Mares, no Rio de Janeiro.
Mais alguns anos na rádio Tupi e Fernando Sérgio, depois de ser titular do seu programa de 09 ao meio-dia, foi dirigir a rádio de Angra dos Reis.
Voltou em 1998 para a rádio Manchete, depois para a rádio Globo onde fez as férias do Francisco Barbosa, Clóvis Monteiro, Luiz de França (1946/2017), entre outros.
De 1989 até 2017 Fernando Sérgio atuou em vários programas que levaram o seu nome, em horários diferentes, mas desde a morte do Collid Filho (1930/2004), assumiu a madrugada da Tupi e por muitos anos deu a ela, segundo o IBOPE, o primeiro lugar de audiência.

Desde 1998 Fernando é proprietário da "FS Propaganda" e da produtora "Casa Studio".
Aposentado há cinco anos, Fernando Sérgio não pára e tem o seu programa de comentários e debates com imagem, de segunda à sexta-feira, no Facebook (Fernando Sergio Grandinetti Pinto ou Fernando Sergio Radialista) , no YouTube.com/ Fernando Sergio e na Rede Mais Esportes.


Escritor
- 50 anos de comunicação – História, “causos” e Poesias (2012).




Nenhum comentário: