sábado, 19 de janeiro de 2019

Literatura

"Alviverde - Os 100 anos do Sport Clube Gaúcho"

Em 932 páginas, o jornalista Lucas Scherer Cardoso, faz um retrato fiel do Sport Clube Gaúcho, de Passo Fundo, a maior cidade do norte do Rio Grande do Sul.

O Gaúcho é apresentado pelos seus símbolos, hino e uniformes mais marcantes dos seus primeiros cem anos.  A obra tem fichas e estatísticas das campanhas em cada campo, da Cancha do Gaúcho de 1918 ao novo Estádio Wolmar Salton, inaugurado em 2016. 

O livro também traz a relação de títulos, presidentes e a biografia dos seus dois patronos.  A história do Periquito do Boqueirão é abordada de uma maneira diferente: são 100 perguntas e respostas que vão desde a fundação por um grupo de irmãos, primos e amigos na casa de Carlota Loureiro até curiosidades como por que o Gaúcho é chamado de “o mais querido da cidade”, passando por informações sobre as camisas utilizadas, acontecimentos em jogos, o Cinquentenário em 1968, o comportamento da torcida, e mitos e verdades sobre Bebeto e Daizon Pontes, ícones máximos da história alviverde.  

A segunda parte traz textos rápidos sobre momentos de destaque, como o Campeonato Citadino de 1926, o primeiro título “para valer”; a campanha no Campeonato Gaúcho de 1939; o jogo contra o Palmeiras, a “Academia do Futebol”, em 1965; a conquista do título do Campeonato Gaúcho da 02ª Divisão de 1966; os grandes duelos contra a dupla Grenal pelo Gauchão; a Copa Everaldo, um título inesperado mas muito bem-vindo em 1970; a aventura no Campeonato Brasileiro da Série C de 2005, única competição nacional do clube; e a última queda “entre os grandes”, o Gauchão de 2007.  

Os clássicos locais também merecem destaque. Os resumos de todos os jogos contra Grêmio, Rio Grandense, Cruzeiro, Independente, Atlético e Passo Fundo estão lá. Faltou “alguém”? Pela primeira vez, é publicada uma relação de todos os 172 duelos entre Gaúcho e 14 de Julho, o maior clássico da cidade, que dividiu Passo Fundo entre 1921 e 1985.

Nenhum comentário: