segunda-feira, 25 de junho de 2018

Campeonato Carioca de 1995

Fluminense 3 x 2 Flamengo
25/06/1995
por Gustavo do Amaral Roman*   
A barriga de Renato deixa o Flamengo a ver navios no ano do “sem ter nada” de 1995
Como foi o Campeonato O Carioca de 1995 foi um dos mais emocionantes de toda a história da competição. O Flamengo, no ano do seu centenário, surgia como grande favorito. Afinal, havia se reforçado com jogadores como Branco  e principalmente o baixinho Romário. Eleito o melhor jogador do planeta, o atacante deveria ser mais do que capaz de levar o rubro negro ao título. O Vasco, que a época brigava pelo tetracampeonato, tinha em Valdir Bigode seu principal nome. O Botafogo, contava com os gols de Túlio e com a base do time que seria campeão brasileiro mais tarde naquele ano. E o Fluminense era o patinho feio dos quatro grandes. Pouco se reforçara. Trouxe o zagueiro Lima do  do Sport. E tinha como principais estrelas Renato Gaúcho, Aílton e Djair. A competição foi divida em duas fases. Na primeira, as 16 equipes formaram dois grupos de oito. Jogavam dentro da sua chave, em turno e returno. O vencedor  de cada turno levaria um ponto extra para a fase final. O primeiro colocado de cada grupo faria a final da Taça Guanabara e levaria um ponto extra para o octogonal final. O campeão dessa fase acabou sendo o Flamengo. Num jogo  emocionante, o time da Gávea bateu o Botafogo por três a dois. Com três gols de Romário. No octogonal final parecia que o rubro negro iria disparar para o título. Enquanto ele vencia, os rivais tropeçavam. O Fluminense, por  , por exemplo, foi o único dos grandes que não conquistou nenhum ponto de bonificação. Enquanto o Flamengo já entrava com três e Vasco e Botafogo com um cada, o tricolor começaria do zero. E foi num clássico diante do Vasco que  a sorte tricolor começou a mudar. A equipe tomou o primeiro gol. Empatou. Tomou o segundo. Mas mostrando um espírito vencedor e uma raça até ali não vistas, conseguiu a virada. Era a senha para uma arrancada sensacional. Graças a  a um sólido sistema defensivo. Wellerson estava sem ser vazado a 692 minutos.   

Fluminense 3 x 2 Flamengo   
Local: Maracanã     
Data: 25/06/1995    
Público: 112.285 pagantes.   
120.418 presentes   
Árbitro: Léo Feldman     
Cartões Vermelhos: Sorlei, Lira, Lima e Marquinhos   
Gols:   
Fluminense: Renato Gaúcho, aos 30 e Leonardo, aos 42 do  do 01º tempo.   
Flamengo: Romário, aos 26, Fabinho, aos 32 e Renato, aos 42 do 02º tempo.  
Fluminense: Wellerson, Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Marcio Costa, Aílton, Djair e Rogerinho (Ézio); Renato e Leonardo (Cadu). Técnico: Joel Santana.   
Flamengo:  Roger, Marcos Adriano (Rodrigo Mendes), Gelson, Jorge Luiz e Branco; Charles, Fabinho, Marquinhos e William (Mazinho); Romário e Sávio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.  
*Gustavo do Amaral Roman é jornalista e escritor

Nenhum comentário: