segunda-feira, 16 de maio de 2022

Sopa dos Pobres

Início
A Associação Beneficente Sopa dos Pobres teve suas atividades iniciadas em 1910 pelo casal Ludgero e Alcides Guimarães Moreira.

Aniversário
A idéia de implantar uma instituição de caridade surgiu nas comemorações do aniversário da filha do casal, Dulce Guimarães Moreira, única mulher entre os filhos do casal. Todos os anos, para comemorar o aniversário de Dulce, Ludgero e Alcides faziam a distribuição de cachorros quentes a crianças de rua da cidade.  

Fundação
Satisfeitos com o resultado que obtinham dessa comemorações, resolveram fundar uma instituição, que, aos sábados, pudesse oferecer comida de qualidade para moradores de rua de Juiz de Fora.  Todos os sábados, o casal e mais três colegas saíam na parte da manhã pelas ruas, em busca de comerciantes que pudessem contribuir com os alimentos para a realização do almoço. A idéia começou a tomar forma, e em aproximadamente dois anos, eles ofereciam mais de 60 refeições aos pobres e moradores de rua da cidade.

1931
A distribuição aos sábados continuou até 1931, quando a instituição foi registrada e passou a funcionar durante toda a semana. Um amigo da casal, o juizforano Jésus de Oliveira, doou uma de suas propriedades que foi transformada em sede, lugar onde até hoje funciona a distribuição das refeições.  

Sopa
Em 1931 também aconteceu a mudança do que era oferecido no almoço dos beneficiados. A sopa, um tipo de refeição menos dispendiosa e que, por esse motivo, possibilitava que mais pessoas pudessem ser atendidas, entrou no cardápio no lugar do arroz e do feijão.


Nenhum comentário: