quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Padre Vítor - Um missionário a serviço da fé, que marcou época na comunicação

Vítor Coelho de Almeida nasceu em Sacramento, no Triângulo Mineiro, em 22 de setembro de 1899.

Família
Leão Coelho de Almeida (nascido em São João da Barra, no Norte Fluminense) e Maria Sebastiana Alves Moreira (natural de Sacramento). Leão e Maria se casaram na matriz de Sacramento, em 20 de janeiro de 1897, tendo cinco filhos. Leão foi professor primário na região do Triângulo Mineiro. Maria faleceu ainda jovem, de tuberculose, e o pai Leão ultrapassou os 90 anos. Vítor foi o segundo filho do casal.

Tuberculose
Aos sete anos esteve à morte por três dias, com febre alta que comprometeu seus pulmões. Em duas outras ocasiões a tuberculose ameaçou sua vida: em 1921, quando estudava Teologia na Alemanha, e em 1940, durante a santa missão na cidade de Ribeirão Preto-SP.

Vida religiosa
Seu primo, o padre e pároco de Bangu na cidade do Rio de Janeiro, Cônego Victor Coelho de Almeida, em 1911, o internou no Colégio Redentorista de Santo Afonso, em Aparecida. Após os estudos, recebeu o hábito redentorista em primeiro de agosto de 1917 e fez os votos religiosos na Congregação do Santíssimo Redentor, após o ano de Noviciado, em 02 de agosto de 1918, na cidade de Perdões-SP. Iniciou os estudos superiores em Aparecida, e  em 1920, foi transferido para a Alemanha, para dar continuidade à sua formação. Foi ordenado padre em Gars am Inn, em 5 de agosto de 1923, voltando para o Brasil em setembro de 1924.

Rádio Aparecida
Sempre atuante na comunicação, ficou nacionalmente conhecido através das ondas do rádio.

Padre Vítor morreu em Aparecida, aos 87 anos, em 21 de julho de 1987.

Seus restos mortais encontram–se na Capela do Memorial Redentorista em Aparecida-SP, onde muitos devotos fazem seu momento de oração, pedindo e agradecendo a intercessão do Servo de Deus.

Beatificação
Seu processo de beatificação está em andamento e é liderado por Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina-MG.

Nenhum comentário: