terça-feira, 3 de agosto de 2021

Um nome que fez história na comunicação

Moacyr Bastos (Moacyr Dias Bastos) nasceu em Cardoso Moreira*, no Norte Fluminense, em 17 de fevereiro de 1937.
Família 
Filho de Antonio Dias Bastos e Maura Maria da Conceição, casado com Mariza Bastos e pai de três filhos: Viviane Bastos (filha mais velha), Dilene Bastos (filha do médio) e Glaudson Bastos (filho mais novo), todos moradores de Laranjeiras no Rio de Janeiro. 

Espírito Santo 
Ainda adolescente mudou-se com a família para Colatina, no estado do Espírito Santo. Carreira Radialista, compositor, cantor, músico, publicitário e ator, iniciou carreira na Rádio Difusora de Colatina aos 17 anos.  

Rio de Janeiro
Por incentivo do diretor da emissora, sr. Geraldo Pereira, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 19 anos, onde trabalhou na Rádio Rio de Janeiro. Depois foi para a Rádio Roquete Pinto e em seguida para a Rádio Globo, onde ficou de 1969 a 1978.  

Compositor/cantor 
Teve suas músicas gravadas por grandes cantores:  Altemar Dutra* (1940/1983), Claudia Barroso (1932/2015), Teixeirinha (1927/1985), Adilson Ramos, Pereirinha, Manhoso, Trio Esperança, Golden Boys, e cantou com Alípio Miranda, o Pato Preto (mineiro de Juiz de Fora), Trio Esperança, Golden Boys, dentre outros. 

Rádio Globo 
Comandou diversos programas  na emissora, com destaques para: Show Legal do Moacyr Bastos, Show da Cidade e Sertão Carioca (seu programa de maior audiência). Na rádio trabalhou com grandes nomes como: Haroldo de Andrade (1934/2008), Waldir Vieira (1944/1985), Paulo Barboza (1944/2018), dentre outros e gravou e vendeu mais de 100 mil cópias da música “Sina que Deus me deu” em 1963 de autoria de Adilson Ramos. Hino Compôs e gravou o Hino Oficial da Mocidade Presbiteriana do Brasil em 1969, quando era Diácono na Igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro. 

Ator
Como ator, fez participações em várias novelas da TV Globo como: 
FOGO SOBRE TERRA, JERÔNIMO, SELVA DE PEDRA, O BEM AMADO, UMA ROSA COM AMOR, O SEMIDEUS, SUPERMANUELA, IRMÃOS CORAGEM, CARINHOSO e HERÓI DO SERTÃO (na TV Tupi). 

Faculdade 
Fez Faculdade de Comunicação na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, mas não se formou (pois faleceu naquele ano) e foi homenageado pela turma. 

Moacyr Bastos morreu aos 41 anos, quando estava numa Colônia de Férias em Miguel Pereira com a família, em março de 1978, sendo seu corpo sepultado no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. 

Minuto de silêncio 
Houve um jogo no Maracanã, transmitido pela TV Globo, com a narração do Luciano do Valle (1947/2014) e respeitado 01 minuto de silêncio, quando da época do falecimento precoce do Moacyr Bastos.  

Logradouro público  
Por iniciativa do então vereador Rivadávia Maya, o prefeito Roberto Saturnino Braga, sancionou em 27 de maio de 1986, o projeto de lei que denomina de rua Radialista Moacyr Bastos a um logradouro público no bairro de Inhoaíba, na região de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro.

*Cardoso Moreira em 1937 era distrito de Campos dos Goytacazes, da qual se emancipou em 30 de novembro de 1989. 
*Altemar Dutra nasceu em 06 de outubro de 1940 em Aimorés, no Vale do Rio Doce, que na época pertencia ao Espírito Santo (Aimorés passou a pertencer ao estado de Minas Gerais em 1963). Após mudar-se com a família para Colatina, Altemar foi trabalhar como operador de som na Rádio Difusora e, a partir dali, firmou uma sólida relação de amizade com o jovem locutor Moacyr Bastos. 

CONSIDERAÇÕES: 
Paulo Moreno aos 49 anos em 1977, Moacyr Bastos aos 41 em 1978, Gilberto Lima, aos 40 em 1983 e Waldir Vieira, aos 40, em 1985, fazem parte do rol de grandes comunicadores da antiga Rádio Globo que, no ápice da carreira, morreram com menos de 50 anos de idade. 

Nenhum comentário: