sábado, 15 de agosto de 2020

Notável personalidade

Saulo Moreira (Saulo Pinto Moreira) nasceu em Miracema, no Noroeste Fluminense, na época, distrito de Santo Antonio de Pádua, em 15 de agosto de 1922.

Família

Filho do cirurgião dentista Dermeval Moreira e Elvina Cardoso Moreira (falecida em 1981), viúvo de Zoé Loures Rezende Moreira (falecida em 2010), pai de quatro filhos, Paulo Rogério Rezende Moreira (Médico Nefrologista), Lúcia Regina Rezende Moreira (do lar), Sérgio Augusto Rezende Moreira (Médico Ortopedista), Heloisa Helena Rezende Moreira (Cirurgiã-Dentista).


Formação

Formado em medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que na época funcionava Praia Vermelha.


Miracema/Cornélio Procópio/Juiz de Fora

Após formado retornou a Miracema, posteriormente se transferiu para Cornélio Procópio, no norte do Paraná, até fixar residência em Juiz de Fora, cidade em que possuía parentes.


Carreira

Médico ginecologista, político, foi prefeito de Juiz de Fora de 1974/ a 1977 e pecuarista em Miracema (Fazenda Santa Branca).

 

Política

Foi eleito em 1972 vice-prefeito de Juiz de Fora, pelo MDB. Com a renúncia do prefeito Itamar Franco (1930/2011) para concorrer ao Senado, Saulo Moreira completou o mandato deste, governando de 14/05/1974 a 31/01/1977).


Calçadão/Garganta

Em seu mandato foi construído o calçadão da rua Halfeld (1975), entre a avenida Rio Branco e a rua Batista de Oliveira e completado o prolongamento da avenida Rio Branco (Garganta do Dilermando), no bairro de Manoel Honório. 


Ex-Diretor do PSM (Pronto Socorro Municipal de Juiz de Fora), ex-Assessor Especial da Secretaria da Presidência da República e ex-ministro da saúde no governo do Presidente Itamar Franco em 1993. Ex- chefe de Gabinete do Governador Itamar Franco no Governo de Minas Gerais. Ex-Presidente do Instituto Itamar Franco, em Juiz de Fora.  


Canivete

Durante a obra de construção do calçadão, alguns comerciantes, inconformados com os transtornos causados pela obra e instigados por alguns vereadores da oposição, espalharam um boato de que os funcionários da prefeitura estavam cavando a rua, a procura de um canivete do pai do prefeito, sr Dermeval Moreira, que havia desaparecido no local. Por ocasião da inauguração da obra, o prefeito mandou construir réplicas/miniaturas de canivete e distribuiu aos participantes do evento.


Observação;

Embora algumas biografias registram 1922 sendo o ano de nascimento, tal registro se justifica pelo fato dele ter sido aprovado no vestibular de medicina antes dos 18 anos e a legislação da época vedava ingresso no curso superior antes da maioridade,sendo  utilizando do artifício de fazer alteração no ano de nascimento, para que a "maioridade" fosse alcançada.

Nenhum comentário: