terça-feira, 5 de novembro de 2019

Literatura

"Famigerado – a Vida e o Tempo de João Acácio, o Bandido da Luz Vermelha” 
De autoria do jornalista Gonçalo Júnior e com prefácio de Gil Gomes (1940-2018), a biografia do Bandido da Luz Vermelha traz um panorama da ação do psicopata e depoimento inédito de vítimas.

A história de João Acácio Pereira da Costa (1942-1998) ganha mais um capítulo e talvez a geração 2000 nem faça ideia de quem foi o Bandido da Luz Vermelha, condenado a 351 de prisão por todos os seus crimes. João Acácio aterrorizou os milionários de São Paulo na década de 1960, contudo há registros de crimes na década de 1949, a partir dos 07 anos de idade, quando ainda morava em Joinville, no norte de Santa Catarina. Além de praticar roubos de carros, assaltar casas, ele também estuprava e matava as vítimas.
O livro é fruto de quase 23 mil páginas dos 88 processos que correram contra João Acácio, três dezenas de entrevistas e consultas a laudos psiquiátricos. É apresenta ainda uma entrevista inédita, com a bióloga Ingrid Yazbek Assad, que quebrou o silêncio de 49 anos. Ela levou um tiro a um centímetro do coração, dado por João Acácio quando tentava estuprá-la. Ingrid reagiu e sobreviveu.

Um comentário:

Gonçalo Junior disse...

Muito obrigado, Carlos! Um grande abraço.