segunda-feira, 22 de julho de 2019

Esse nome fez história no futebol, no samba, na política e na comunicação

Geraldo Magela Tavares nasceu em Porto de Santo Antonio, na época, distrito de Cataguases, e hoje, cidade de Astolfo Dutra, em 24 de maio de 1927

Família
Filho de José Tavares (natural de Rio Novo, falecido em 26/05/1983) e Marciela Tavares (natural de Guarani e falecida em 17/12/197). Magela era o primogênito de uma prole de 08 filhos: Expedito e José (nascidos em Rio Novo), Maria José, Adélcio, Vera Lúcia, Adilson e Welington (os cinco últimos nascidos em Juiz de Fora). Magela foi casado com Nely das Dores Carnot Tavares e pai de quatro filhos.

Futebol/samba/política
Torcedor do Tupi, Botafogo e da Escola de Samba Juventude Imperial e com ligações com a Escola Acadêmicos do Manoel Honório (bairro em que residiu). Foi treinador do Tupi, Sport, Tupynambás, Olimpic, de Barbacena e Londrina (Paraná). Dirigente do Tupi e da Liga de Desporto de Juiz de Fora. Seu melhor time foi: Waldir, Manoel, Murilo, Dario e Valtencir; França e Mauro; João Pires, Moacyr Toledo, Vicente e Eurico. Trabalhou no futebol com Zezé Moreira e Telê Santana. Na política, ocupou vários cargos, com destaque para secretário de Desenvolvimento Econômico. Abdicou de um emprego estável nos Correios para se dedicar ao futebol, ao samba e à comunicação.

Rádio/TV
Trabalhou nas principais emissoras de rádio eTV de Juiz de Fora, com destaque para o programa "camisa 10" da antiga TV Industrial. No rádio, foi comentarista esportivo e apresentador de programas musicais.
Geraldo Magela Tavares morreu em Juiz de Fora, aos 87 anos, em 08 de maio de 2015.

CONSIDERAÇÕES
De inteligência rara, Magela foi o comentarista de maior expressão com o qual eu tive o privilégio de trabalhar. Não possuía diploma universitário mas nos ofícios que escolheu para militar (futebol/comunicação/samba) era catedrático. Em jogos no Maracanã, nos intervalos e no pós-jogo, profissionais de outras emissoras aglomeravam na cabine da emissora para a qual Magela estava trabalhando, para acompanhar in loco, seus comentários sobre as partidas.

Nenhum comentário: