terça-feira, 18 de junho de 2019

Literatura

"Dona Beja - A Feiticeira do Araxá"
ANNA JACINTHA DE SÃO JOSÉ, a DONA BEJA, nasceu no ano de 1800, sendo filha de MARIA BERNARDO DOS SANTOS e de pai desconhecido, na zona rural, no lugar denominado de "Grotas de Pains", no município de FORMIGA, no centro-oeste de Minas, sendo registrada e batizada na cidade de FORMIGA, conforme atestam os documentos de batistério da época. 

MUDANÇA PARA ARAXÁ            
Quando contava com apenas 05 anos de idade, em 1805, por motivos ignorados pelos historiadores, sua mãe, MARIA BERNARDO, muda-se para uma cidade na região do SERTÃO DA FARINHA PODRE, precisamente para a cidade de ARAXÁ, levando consigo a pequena ANNA JACINTHA. 

A VIDA EM ARAXÁ            
Em ARAXÁ, ambas se instalaram e residiram, durante muitos anos, num casarão que se localizava bem perto da Igreja Matriz. Aqui a menina cresce e se desenvolve, passando toda a sua infância e adolescência.  

EXTREMA BELEZA            
DONA BEJA, em plena puberdade, com apenas 15 anos de idade, adolescente ainda, já era possuidora de uma enorme e extrema beleza, a qual chamava a atenção de todos. Naqueles idos tempos, os fedelhos que a "namoricavam" disputavam-na, a tapa, para ver com quem ela ficaria.  

RAPTADA E VIOLENTADA            
A história registra que, certa tarde, no ano de 1815, encontrava-se em ARAXÁ o Ouvidor Geral da Comarca, de nome DR. JOAQUIM INÁCIO SILVEIRA, quando o mesmo a viu passar, a cavalo, e ficou fascinado e impressionado pelos encantos e pela beleza daquela jovem que ele avistara. Apesar de ela ter apenas 15 anos de idade, DONA BEJA já era uma mulher feita, possuindo um formoso corpo de mulher e um lindo rosto. Fascinado e enlouquecido, contando com a participação de seus empregados, DOM JOAQUIM a raptou, levando-a para sua residência, onde, nesta mesma noite, ela foi violentada.  

PROTESTOS E RECLAMAÇÕES             
Ao tomar conhecimento de tal tragédia, sua mãe, MARIA BERNARDO, foi reclamar com as autoridades locais, mas, como aqueles acontecimentos, naqueles tempos, eram até corriqueiros e normais, principalmente quando fosse cometido por alguém da nobreza e o agredido fosse de origem mais humilde, tudo ficava na mesma. Então, aconselhada pelas autoridades locais, sua mãe ficou sabendo que o GOVERNADOR DE GOIÁS era inimigo número 1 de JOAQUIM INÁCIO, e fez a sua queixa para ele. E para castigá-lo, ele assinou um decreto desmembrando os territórios de DESEMBOQUE e ARAXÁ, que pertenciam a GOIÁS, mas que, a partir daquele decreto, passavam a pertencer a MINAS GERAIS, e assim foi realizada a mudança, para a alegria de todos os moradores desta região. Esta foi a participação, mesmo indireta, que teve DONA BEJA na anexação, em Minas Gerais, dos julgados municípios do DESEMBOQUE E ARAXÁ, que antes pertenciam a GOIÁS. 

MUDANÇA DE ARAXÁ E FALECIMENTO             
Passados alguns anos, DONA BEJA transfere a sua residência para o local denominado de VILA DA BAGAGEM, que depois passou a se chamar ESTRELA DO SUL. Neste município, viveu por muitos anos, lá ficando até seus últimos dias de vida, vindo a falecer no ano de 1874, aos 74 anos de idade.

Nenhum comentário: