domingo, 18 de novembro de 2018

Mais Médico

         Programa "MAIS MÉDICO"
Em Cuba, a medicina não uma profissão liberal. Não tem médico trabalhando por conta própria, não tem médico abrindo clínica, não tem médico em hospital particular. Todo hospital cubano é público e gratuito, e todos os médicos cubanos são FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, funcionários do estado.

Portanto, o Brasil não paga "salário" aos médicos cubanos. O Brasil paga uma mensalidade à Organização Panamericana de Saúde (OPAS), um órgão transnacional que media a permanência dos médicos cubanos aqui, pra que aqui eles sigam trabalhando. A OPAS recebe essa quantia do governo brasileiro, repassa para o Ministério da Saúde Pública de Cuba, do qual TODOS os médicos são funcionários, e daí uma parte desse monte vira imposto, e uma parte compõe o pagamento dos médicos.

"Ah mas são 11 mil reais e o médico ganha só 4". Desses 11 mil reais, a maior parte é imposto, que volta pra Cuba pra bancar inclusive UNIVERSIDADE, formação de mais estudantes de medicina. Lá ninguém paga mensalidade, não existem faculdades particulares em Cuba!

O Bolsonaro estava tentando aplicar a lógica de trabalho capitalista a um funcionário de um governo socialista. Fazer os médicos cubanos abandonarem o país que os formou, alimentou, ensinou, tudo DE GRAÇA, e ao qual eles servem, em troca de trabalhar aqui como funcionário brasileiro. É óbvio que isso não ia dar certo, é óbvio que não seria aceito, nem pelo governo nem pelos profissionais, que continuam não sendo empregados do Brasil, mas do ministério da saúde CUBANO."
Esses profissionais não foram recrutados em Cuba via seleção/chamamento público, e sim via instituição internacional, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Médicos/receita
A "venda" de serviços profissionais, fundamentalmente médicos, é a principal fonte de divisas para a ilha, acima do turismo e estão presentes em mais de 60 países. Antes da crise a Venezuela era o principal destino dos médicos. Além do Brasil, eles estão presentes no Catar, Kuwait, China, Argélia, Arábia Saudita e África do Sul, dentre outros. O Anuário Estatístico de Saúde 2016 revela que os profissionais cubanos estão em 24 países da América Latina e do Caribe; 27 da África subsahariana; dois do Oriente Médio e da África setentrional; sete da Ásia Oriental e do Pacífico, além de Rússia e Portugal, rendendo cerca de 11 bilhões de dólares por ano ao país Caribenho...

Cabe aqui ressaltar que o programa "MAIS MÉDICO", com o objetivo de levar atendimento aos brasileiros em que médicos recém-formados, oriundos da classe média, muitos da elite, não vão ou não querem ir. Esse programa, que é bem sucedido em outros países, não foi uma ação bi-lateral entre Dilma Rousseff e os irmãos Castros. Até porque, seria querer muito, ter um acordo vitorioso, negociado entre uma presidente, declaradamente arrogante e sem tato, com dois ditadores. Para dar certo, é, e foi, necessária a mediação de uma entidade séria e apartidária, do nível da Organização Panamericana de Saúde.

Organização Panamericana de Saúde (OPAS),
É uma organização internacional especializada em saúde. Criada em 1902, é a mais antiga agência internacional de saúde do mundo e visa melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).  Sediada em Washington, nos Estados Unidos, atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).  Possui escritórios em 27 países, além de oito centros científicos.

Nenhum comentário: