quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Palacete do Gavião

Palacete do Gavião está localizado no município de Cantagalo, região centro-norte do Rio de Janeiro. Foi construído no ano de 1860, com a ideia da construção do ramal férreo  Cantagalo/Nova Friburgo. A sede foi projetada por Carl Friedrich Gustav Waehneldt, mesmo arquiteto do Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro.

História
A edificação foi construída como uma das residências de António Clemente Pinto (1° Barão de Nova Friburgo) na cidade de Cantagalo, importante centro produtor de café da época colonial.
Projetada pelo alemão Waehneldt, os trabalhos terminaram em 1860. Com a a construção do palacete, o ramal férreo, utilizado principalmente para o transporte do café, fora também iniciado com a realização de António Clemente Pinto e concluída por seu filho Bernado Clemente Pinto. A estação Férrea estendeu-se de Muri à Portela, atravessando as terras dos Nova Friburgo.

Características

A sede é um exemplo da arquitetura neoclássica do Brasil. O Palacete encontra-se a 2 km do centro da cidade de Cantagalo e estende-se até chegar à Aldeia, sendo que do outro lado vai em direção a Cantagalo até a famosa Caixa de Despejo.
O edifício encontra-se numa colina, entre arvoredos, pomares e uma indústria de laticínios, representando uma atalaia perdida no deserto, guardando sonhos e esperanças dos antigos e poderosos senhores.
No interior do palacete ainda existem vestígios das pinturas a óleo. Na sala de jantar, cuja decoração notavam-se peixes, aves e frutas, feitas com perfeição por um notável pintor vindo de Paris para realizar o serviço.
Há na fazenda uma capela denominada Pedro II. Sobre o altar existe uma imagem natural de Nossa Senhora da Conceição e no centro existe um quadro emoldurado com a autorização escrita a punho por D. Pedro II e pelo Bispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, permitindo que fossem rezadas missas no local. O documento data de 19 de junho de 1882.

Dias atuais

Atualmente o palacete encontra-se sob propriedade privada e não está aberto a visitações públicas.

Nenhum comentário: