quinta-feira, 7 de junho de 2018

Literatura

"O Processo de Cassação da Rádio Cultura"
O livro, de autoria do jornalista feirense, Dimas Oliveira, é uma compilação das peças do processo que resultou no fechamento da Rádio Cultura de Feira de Santana, que teve seu funcionamento cassado em março de 1975. A emissora foi reaberta dez anos depois, em julho de 1985. O que motivou o fechamento da emissora, após suspensão de 15 dias, foi entrevista do então deputado federal Francisco Pinto (1930/2008), feita pelo radialista Lucílio Bastos ( /2014), levada ao ar no dia 13 de julho de 1974, quando o parlamentar reiterou críticas ao presidente do Chile general Augusto Pinochet (1915/2006), presente em Brasília para a posse do presidente Ernesto Geisel (1907/1996). As palavras foram consideradas ofensivas ao chefe-de-estado de nação estrangeira.

A fala de Francisco Pinto virou peça do processo contra ele, movido pelo ministro da Justiça Armando Falcão (1919/2010), baseado na Lei de Segurança Nacional. Francisco Pinto cumpriu seis meses de prisão especial no quartel do 01º Batalhão de Polícia Militar de Brasília. A publicação trata sobre as inúmeras visitas ao preso e a greve de fome que fez.  

A obra é resultado de pesquisa feita a partir de material disponível no Arquivo Nacional, instituição que é responsável pela preservação e difusão de documentos da administração pública federal. Também são reproduzidos registros da imprensa sobre o episódio histórico. Reproduções de fotos e fac-símiles integram galeria de imagens.  

 "Os próprios fatos que compõem o livro falam por si. Não existe tomada de posição do organizador, que tão somente traz à luz documentos que estiveram como confidenciais, secretos e sigilosos", diz na apresentação Thomas Oliveira, que é filho do jornalista.   

No prefácio, o jornalista e memorialista Adilson Simas, diz que "neste trabalho os leitores vão conhecer o retrato fiel do processo que culminou com a dolorosa cassação da Rádio Cultura. Cassação que ocorreu em 18 de março de 1975, quando faltava apenas um ano para a emissora comemorar seu  jubileu de prata, pois inaugurada em 28 de agosto de 1950".   

Nenhum comentário: