segunda-feira, 25 de junho de 2018

Literatura

"Palácio Anchieta - Patrimônio Capixaba"
Escrito pelo jornalista e professor José Antonio Martinuzzo, o livro conta a trajetória de 458 anos a sede da governadoria capixaba. A publicação que é bilíngüe - português/inglês tem aproximadamente 400 fotografias, distribuídas em 240 páginas. 

Inicialmente, é feito um panorama político-econômico da trajetória capixaba, tendo em vista a contextualização da história do Palácio Anchieta, que sempre esteve no centro das decisões mais importantes do Estado. Em seguida, inicia-se a série de quatro capítulos dedicados exclusivamente à história do palácio, elaborados de acordo com as principais fases/usos da construção, desde 1551, data da inauguração das dependências originárias, até este 2009, ano da conclusão de sua primeira completa restauração em todos os tempos. 

O livro ainda traz a reprodução de mapas antigos e de dezenas de pinturas que fazem parte do acervo do palácio, assim como fotografias de mobiliário, utensílios e peças históricas. Uma lista com todos os administradores do Estado também está disponível, desde a Colônia.

Anteriormente, havia dois livros sobre o tema: “História do Palácio Anchieta” (1971), de Luiz Serafim Derenzi, e “Palácio Anchieta: De Colégio à Casa da Governadoria” (2000), de Gabriel Bittencourt e Nádia Alcuri Campos.   

Nenhum comentário: