sábado, 24 de março de 2018

Gonzaga - Uma vida dedicada ao futebol

Gonzaga (Luiz Gonzaga de Souza), nasceu em São João del-Rei-MG, em 21 de junho de 1939 (dia de São Luiz Gonzaga). 

Família
Filho de José Firmino de Souza e Alzira Dias de Souza, casado com Maria Luíza e irmão da médica nefrologista Ângela Maria de Souza, tem quatro filhos, quatro netos e aguarda a chegada do primeiro bisneto.

Carreira
Gonzaga começou sua carreiro profissional de zagueiro, no Sport Club Juiz de Fora, atuou no Sicap (Rio de Janeiro), Tupi (Juiz de Fora), Mineiro (Santos Dumont), Montanhês (Barroso) e Social Olímpico Ferroviário (Santos Dumont), clube em que encerrou a carreira. Apesar de ter nascido em São Juiz del-Rei, nunca atuou por um clube de sua terra natal. Filho de militar, seu pai que servia no 11º BI - Batalhão de Infantaria de São João del-Rei, foi transferido para  o então 12º BI - Batalhão de Infantaria de Juiz de Fora. Na terra do poeta Murilo Mendes (1901/1975), Gonzaga, atendendo ao desejo do pai, serviu ao Exército no hoje extinto Parque Regional de Armamento, localizado na avenida Independência (hoje, presidente Itamar Franco), esquina com rua padre Café, no bairro de São Mateus.  

Cica
Gonzaga formou a dupla de zaga, ao lado de Tonho, no memorável jogo de 10 de dezembro de 1967 em que o Social, de Santos Dumont, goleou o Pombense, de Rio Pomba, por 17 x 0 e Cica, o Darcy Marino da Silva (1942/2005) marcou 12 gols, o maior numero, numa mesma partida. Além do Social, atuou com Cica no Montanhês (Barroso) 
  
No Sport, atuou ao lado de Ari Costa, Paraguaçu, Trocador e Chiquinho. No Tupi, jogou com Hélio (goleiro), Eli Flores, Jorge Guimarães (Jorge Onça), Moacyr Toledo e João Pires (1941/2013). Foi dirigido pelo treinador Miracemense, Ayrton Moreira (1917/1975).

Santos Dumont
Gonzaga reside em Santos Dumont desde 1974. 

Nenhum comentário: