quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Futebol mineiro

Com 12 clubes e novo regulamento, campeonato Mineiro começa nesta quarta-feira, 17/01 e vai até 08 de abril  
Dos 12 clubes que começam o torneio, oito se classificam à próxima fase
Na noite desta quarta-feira, 17/01, tem início o Campeonato Mineiro de 2018. Ao todo, 12 equipes buscam o título de campeão. Cinco partidas abrem a competição, com apenas uma fechando a primeira rodada nesta quinta, 18/01. O torneio tem duração prevista até 08 de abril.  O Campeonato Mineiro deste ano teve uma mudança em relação à edição de 2017.  O novo formato mantém as 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros times, entre os 12 concorrentes, se classificam às quartas de final, que serão disputadas em jogo único. Os donos das melhores campanhas têm a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis. As duas piores equipes ao final da fase classificatória são rebaixadas ao Módulo II.  A semifinal e a final seguem com jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha na primeira fase fazem a segunda partida decisiva em casa. A primeira rodada do Estadual’2018 tem cinco jogos nesta quarta-feira e um na quinta. A finalíssima está marcada para 8 de abril. Ao todo, são 16 datas da competição. O Atlético é o atual campeão.

Clubes pós-Estadual 
Com o fim do Estadual em abril de 2018, América, Atlético, Cruzeiro, Boa Esporte, Tombense, Tupi, Caldense, Uberlândia e URT se concentram no Campeonato Brasileiro, todos em suas respectivas divisões.

Outras competições 
Eliminatórias, como Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, também integram o calendário.  A exceção cabe a Democrata-GV, Patrocinense e Villa Nova, que encerram a temporada em abril, caso nenhuma competição organizada pela FMF seja lançada em 2018.

Primeira rodada  
Quarta-feira (17/01/2018) 
19h30: América x Patrocinense (Independência)
20h: Tombense x Villa Nova (Almeidão)
20h30: Uberlândia x URT (Parque do Sabiá)
20h30: Democrata-GV x Caldense (Mamudão)
21h45: Cruzeiro x Tupi (Mineirão) .

Quinta-feira (18/01/2018) 
19h30: Boa x Atlético (Municipal de Varginha)

Títulos por clube
Atlético – 44
Cruzeiro – 36
América – 16
Villa Nova (Nova Lima) – 05
Siderúrgica (Sabará) – 02
Ipatinga – 01
Caldense – 01
Fonte: www.uai.com.br

Obs 
A Caldense "venceu" o Mineiro de 2002 na primeira fase, apenas com, clubes do interior na disputa. Cruzeiro, Atlético, América e Mamoré (Patos de Minas) disputaram a Copa Sul/Minas. Na fase decisiva, as quatros equipes da Su/Minas, se juntaram a Caldense. Nesta fase o Cruzeiro foi o campeão, Caldense vice, América em terceiro, Atlético foi o quarto e o Mamoré, que havia dado vexame na Sul/Minas, foi o último.  A exemplo do Paulista daquele ano, em que o Ituano, dirigido na época por Ademir Fonseca, ganhou a primeira fase e o São Paulo ganhou a segunda fase (super campeonato), com o time de Itu ficando em segundo, Corinthians em terceiro e Palmeiras em quarto.

CONSIDERAÇÕES 
Campeonato com fórmula de disputa esdrúxula em que Cruzeiro e Atlético correm o risco de se enfrentarem ainda na segunda fase, o que esvaziaria a competição. O tolerável é uma competição com 14 equipes, com 13 rodadas na primeira fase, classificando os 04 melhores, rebaixando os 02 últimos, com os demais, do 05º ao 12º permanecendo nas suas respectivas posições.


Nenhum comentário: