sexta-feira, 25 de julho de 2014

Gente de Expressão

Pitangal e Pitangui - Uma dupla prata da casa
Os irmãos Pitangal (Antonio de Paula Neto) e Pitangui (João Alves de Paula), ambos nascidos na cidade de Santa Bárbara do Monte Verde, na região de Juiz de Fora. Pitangal nasceu em 09 de junho de 1942 e Pitangui, em 25 de agosto de 1949. 

Família
Filhos de Olegário de Paula e Maria Aparecida de Paula. Pitangal é pai da Engenheira Civil Priscila Cristina (formada na UFJF) e de Geovane Alberto, que é formado em Informática. Pitangui é pai do João Marcos, do Gustavo e da Soraya, que lhe deu um neto, o Giovane

Carreira
Pitangal - Foi o primeiro que buscou o sucesso. Deixou sua terra natal e veio para Juiz de Fora. Aqui, em 1963, além de cantar, fazia programa sertanejo na rádio PRB 3, emissora que ele lembra com carinho e que era localizada na rua São João, 197 (o segundo endereço da emissora na cidade). Juiz de Fora ficava pequena para os sonhos e projetos de Pitangal, que num ato de coragem, resolveu fazer sucesso em São Paulo. Na capital paulista, formou dupla com Aladim (Aladim era oriundo da dupla Amorim e Aladim e posteriormente, fez sucesso com Alan). Quando Pitangal resolveu experimentar o sucesso em São Paulo, trouxe para o seu lugar na PRB 3 seu irmão Pitangui. Depois de São Paulo, Pitangal retornou. Continuou cantando e voltou para o rádio. Trabalhou nas rádios Industrial, Capital, Nova Cidade, B3 e JF. Pitangal já havia formado dupla com João Pitanga (daí a origem Pitangui), Zé Caboclo, Serrano e Abel. Além do rádio, Pitangal foi comerciante e relojoeiro.

Pitangui -Trabalhou apresentando programas de músicas sertanejas nas rádios PRB 3, Nova Cidade e Juiz de Fora AM. Na condição de compositor, Pitangui escreveu cerca de 60 músicas, que foram gravadas pelo Trio Baque Duro (SP), Joldemir (MT), Goianito e Goianá (RJ) e pelos Filhos de Minas. Pitangui cantou com João Braga, Palmerindo e Juquinha. Paralelo ao rádio, Pitangui foi comerciante, com seu estabelecimento comercial instalado naav. Getpulio Vargas, 812, no centro de Juiz de Fora.

CD/DVD
A dupla gravou o CD "quem ama perdoa", com 14 regravações, além de um DVD, que teve como cenário, uma fazenda na cidade de Matias Barbosa.

Sucessos
Roda Morena, Parede e Meia, Vem Moreninha, Vida do Sertanejo e Laço de Fita.

Um comentário:

Lecino disse...

Ouço todos os dias, quando me dirijo ao trabalho. Os dois manos tem programa sertanejo - como um programa sertanejo tem que ser -,um sequência do outro na rádio. Carinho de Juiz de Fora. Muito bons os programas!! Recomendo.