domingo, 6 de maio de 2012

Fluminense e Botafogo

PARA "OS ESQUECIDOS" SOBRE 1971
por Alexandre Magno

Em 1971 o Botafogo chegou ao jogo final com a vantagem do empate, vantagem esta construída na vitória irregular sobre o Fluminense (única derrota do time tricolor neste campeonato) pelo 1º turno da fase final , que era disputada por 8 clubes no sistema de pontos corridos, no dia 18 de Abril , em pênalti irregular sobre Jairzinho, convertido em gol por Paulo César, perante um público de 123.229 (99.991 pagantes). Não havia ninguém próximo à Jairzinho no momento da queda dele dentro da área, fato bem descrito pelo Jornal dos Sports do dia após o jogo, e neste dia os diversos colunistas deste jornal, que muitas vezes professavam opiniões diferentes, foram unânimes em apontar como absurdo o pênalti que poderia mudar a história do campeonato. Durante a semana, os botafoguenses, eufóricos, comemoram efusivamente a grande "esperteza" de seu jogador.

Antes do jogo decisivo do campeonato, em 27 de Junho, Paulo César posou com a faixa de campeão carioca para a revista PLACAR, o que colaborou ainda mais para acirrar os ânimos para a partida final, que reuniu o maior público da história do Clássico Vovô : 142.339 pagantes, fora os caronas de então, em um total de mais de 160.000 presentes segundo o CANAL 100.

Faltando dois minutos para o encerramento do jogo, bola cruzada na área do Botafogo, o goleiro Ubirajara pula com o lateral-esquerdo tricolor Marco Antônio, solta a bola e o ponta-esquerda Lula (cinco gols na história do Clássico Vovô) faz o gol. Falta no goleiro, reclamam até hoje os botafoguenses, "esquecidos" do jogo que lhes deu a vantagem do empate, assim como em 1907, quando mudaram de opinião com relação à definição do campeonato pelo saldo de gols, quando não podiam mais alcançar o Fluminense neste quesito.

Nenhum comentário: