domingo, 13 de maio de 2012

Escrava Isaura

Escrava Isaura, um dos maiores sucessos da história da TV brasileira, ganha edição em DVD

Pacote com cinco discos e 15 horas de cenas confirma talento de atores, roteirista e diretor
Se há uma novela inesquecível, é a versão original de Escrava Isaura, estrelada por Lucélia Santos, em 1976/1977, que marcou época e fez história. Sem concorrência à TV aberta, como hoje, na era da TV paga e da internet, às 18h muita gente parava para acompanhar o drama da escrava branca subjugada pelos caprichos de um senhor obsessivo, interpretado por Rubens de Falco. A novela tornou-se um fenômeno. Lançou Lucélia Santos na TV, uma atriz que vinha de trabalhos no palco – desconhecida do grande público – e que arrebatou os telespectadores. Virou a “namoradinha do Brasil”, título desde sempre ligado a Regina Duarte.

Lucélia incorporou a personagem de tal maneira que se tornou conhecida muito além das fronteiras do país. Seu trabalho foi projetado para 80 países, inclusive aqueles fechados a produções comerciais, como Cuba, China e Rússia. Mas não conquistou apenas os comunistas. Só na França, por exemplo, já foi exibida sete vezes, na Alemanha cinco e na Suíça três. Queridinha em vários lugares, Lucélia foi a primeira atriz estrangeira a receber um prêmio na China, em 1985. A trama foi o primeiro grande sucesso internacional da Rede Globo. No Brasil, já foi exibida cinco vezes, a última em 1990, num compacto.

Lucélia Santos e Rubens de Falco foram, sem dúvida, os grandes responsáveis pela saga vitoriosa da novela. A atriz, que fez outros trabalhos na emissora – além de cinema e teatro –, está há bom tempo longe da telinha. O que é uma pena, pois é daquele tipo de atriz que faz falta, com vocação e talento inquestionáveis, além de um carisma que parece hipnotizar a câmera.

No papel de Leôncio, Rubens de Falco teve uma das interpretações mais brilhantes em TV. Sedutor e cafajeste, o personagem era tudo ao mesmo tempo. Estava nas mãos de um grande ator. O elenco, de forma praticamente homogênea, outro fato raro hoje em dia, tinha nomes de peso em todos os núcleos. Entre os que já morreram estavam Gilberto Martinho (comendador Almeida), Zeni Pereira (Januária), Haroldo de Oliveira (André), Dary Reis (conselheiro Fontoura), Elisa Fernandes (Taís), Átila Iório (Miguel), Italo Rossi (José), André Valli (Martinho), Carlos Duval (Beltrão), Francisco Dantas (senhor Matoso) e Henriette Morineau (madame Besançon), numa participação memorável.

Contribuíram para o grande sucesso de Escrava Isaura nomes como Roberto Pirillo (Tobias), Norma Blum (Malvina), Edwin Luisi (Álvaro), Mário Cardoso (Henrique), Beatriz Lyra (Ester), Léa Garcia (Rosa), Isaac Bardavid (Francisco), Ângela Leal (Carmem), Lady Francisco (Juliana), Clarisse Abujamra (Lúcia), Neusa Borges (Rita), Edyr de Castro (Ana), entre outros. Myrian Rios, ainda em começo de carreira, viveu Aninha, segunda mulher de Leôncio.

Romance
A novela é adaptação de Gilberto Braga para o romance do mineiro de Ouro Preto Bernardo Guimarães (1825 – 1884), dirigida por Herval Rossano. Na trama, Isaura é uma escrava branca e órfã de mãe, desconhecendo no início o paradeiro do pai, Miguel, e criada com muito mimo pela senhora Ester. É rejeitada pelo comendador Almeida, pai de Leôncio, jovem que a persegue e maltrata. Durante a luta pela liberdade, Isaura se apaixona por Tobias. Mas o romance não vinga e só bem mais tarde e depois de muito sofrimento ela encontra o amor e a liberdade ao lado de Álvaro.

O enredo romântico e dramático, recheado de sofrimentos, ambientado em 1875, ano em que o romance foi escrito, teve cenários na cidade de Conservatória e fazendas da região de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro. A abertura exibia gravuras de Debret, que retratam a sociedade carioca do século 19, embalada pela música Retirantes, de Jorge Amado e Dorival Caymmi.

O pacote com cinco DVDs traz depoimento de Herval Rossano sobre a importância da novela na teledramaturgia brasileira e texto de apresentação de Mauro Alencar. As imagens são muito boas (trabalho técnico eficiente) e o áudio é limpo. O resumo dos capítulos, que por vezes têm cortes abruptos, não compromete a trama. O novelão ainda emociona.

Escrava Isaura
Novela de Gilberto Braga, com direção de Herval Rossano, protagonizada por Lucélia Santos e Rubens de Falco. Caixa com 5 discos com mais de 15 horas de programação. Globo Marcas. Preço médio: R$ 89,90
Fonte: http://www.uai.com.br/

Um comentário:

regina ragazzi disse...

Que ótimo!! Essa foi realmente uma novela que fez de muito sucesso.Vale apena rever.Valeu a matéria!! Abraços