sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Literatura

"Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão"
"Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão" chega às livrarias com mais de 500 páginas e a promessa de provocar muita polêmica no meio religioso.

Escrito pelo jornalista e escritor Lira Neto, o livro é fruto de um trabalho de pesquisa de dois anos nos arquivos da Igreja Católica. O autor também levantou material em Juazeiro do Norte (sul do Ceará), onde há uma estátua em homenagem ao líder religioso e político (1844-1934). Atualmente, no Vaticano, há um processo de reabilitação do padre Cícero, excomungado no passado devido a seus relatos de milagres.

A capa da biografia foi assinada pelo designer Hélio de Almeida. O livro marca a estreia de Lira Neto na Companhia das Letras, depois da passagem pela editora Globo, que publicou "Maysa: só numa multidão de amores" (2007), um dos livros mais vendidos no ano devido ao sucesso da minissérie sobre a cantora (1936-1977) exibida pela TV Globo no início de 2011.o.

Na época da minissérie, o autor criticou as distorções do roteiro, assinado por Manoel Castro, com direção de Jayme Monjardim, filho da "rainha da fossa".

Antes de se debruçar sobre os diários de Maysa, o autor escreveu para a editora Globo "O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar", vencedor do prêmio Jabuti de biografia em 2007, sobre o lado político do romancista José de Alencar (1829-1877). Ele também lançou pela editora Contexto "Castello - A Marcha para a Ditadura ", biografia do ex-presidente Castello Branco.

Lira Neto estreou como biógrafo em 1999 com o lançamento de "O Poder e a Peste - A Vida de Rodolfo Teófilo" sobre a vida do farmacêutico baiano Rodolfo Teófilo (1853-1932), autor do romance "A Fome" (1890).

Nenhum comentário: