terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aeroporto Internacional Presidente Itamar Franco

Depois de dez anos de espera e o cancelamento do voo de sewgunda-feira, 22/08, o Aeroporto Regional da Zona da Mata em Goianá começou, finalmente, a operar nesta terça-feira, 23/08 com aviões comerciais.
A aeronave modelo ATR 72 fez o primeiro contato visual às 14h40, 35 minutos depois do previsto. Quem aguardava a chegada comemorou no terraço panorâmico do prédio. No pátio, os primeiros 59 passageiros desembarcavam do voo histórico que marca uma espera de dez anos e um investimento de quase R$80 milhões. As malas foram entregues e meia hora depois outras 62 pessoas embarcavam com destino a Campinas.
Ontem tudo estava pronto para receber a aeronave. Mas o pouso foi cancelado sob a alegação de que faltava teto. Em nota, a Azul Linhas Aéreas disse que os procedimentos por instrumentos não foram aprovados, impedindo a operação. Esses aparelhos são: o NDB, uma antena que emite código Morse para situar o piloto, a estação meteorológica que mede a umidade e direção do vento e quatro caixas viradas para a cabeceira da pista, que emitem luzes de orientação.
Esses três equipamentos são básicos para o funcionamento do aeroporto com segurança. Eles já foram instalados e fiscalizados e a homologação da aeronáutica deve acontecer no fim de setembro. A sala de controle do tráfego aéreo auxilia nos procedimentos. As operações são realizadas por aproximação visual, mas os dados são publicados num livro e quando falta teto, por exemplo, os pilotos podem se guiar por ele. "Nosso sistema não é diferente dos outros aeroportos", afirma o operador da sala de controle, Reinaldo Bertolini.
A inauguração oficial do aeroporto com a presença do governador de Minas Antonio Anastasia que seria nesta quarta-feira, 24/08, foi adiada para a próxima sexta-feira, 26/08.

Nenhum comentário: