sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cordel

Cordel é tema de exposição no Forum da Cultura 08 de julho de 2011
"Cangaceiro" é uma das peças expostas até o dia 31 deste mês
"Cordel" é o tema da exposição em cartaz este mês no Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra reúne, além de folhetos do cordel brasileiro, peças de artesanato relacionadas com as temáticas dos poemas. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 31.
Clássicos como "O romance do pavão misterioso", de João Melchíades Ferreira, e "Estória do boi misterioso", de Leandro Gomes de Barros, entre outros, estão expostos e evidenciam a riqueza da literatura de cordel no Nordeste em temas que refletem a vivência popular.
"Unindo histórias populares e alimentando o imaginário das pessoas, o cordel guarda em suas narrativas a identidade do povo. Além do entretenimento, que se dá, principalmente, através do humor, carrega a marca de uma sociedade", pontua o diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro.
A literatura de cordel
O cordel tem origem na Idade Média, com os cantadores e trovadores, que, pela oralidade, contavam suas histórias. Com a invenção da imprensa, em 1450, os versos e poemas passaram a ser impressos em folhetos, que eram pendurados em fios de barbante e comercializados por valores baixos.
A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses – que também produziam este tipo de arte – fixando-se nos estados nordestinos, onde encontrou um terreno fértil. Os primeiros poetas e romanceiros populares brasileiros surgiram por volta de 1750 e narravam suas histórias, oralmente, em feiras e praças. O paraibano Leandro Gomes de Barros, grande representante deste tipo de literatura, é considerado o primeiro a imprimir e vender seus versos, em 1893, mas, segundo pesquisadores, acredita-se que outros poetas tenham publicado suas obras anteriormente.
O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.
Fonte: www.ufjf.br/forumdacultura

Nenhum comentário: