quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Literatura

"José Alencar: Amor à Vida - A Saga de um Brasileiro"

Escrito pela jornalista Eliane Cantanhêde, que entrevistou políticos, médicos, assessores, amigos e familiares de José Alencar para fazer a biografia. Na obra a autora conta que o ex-presidente Lula por pouco não perdeu o parceiro quando José Dirceu, então presidente do PT, e Valdemar Costa Neto, do PL, decidiram rachar a chapa pela Presidência.

Segundo a autora foi um desafio muito grande escrever sobre alguém que é uma unanimidade, já que poderia fazer um livro só sobre o José Alencar empresário: aquele menino que saiu de casa aos 14 anos, que só estudou até o primeiro ano ginasial e se emancipou aos 18 para abrir a primeira lojinha e vira um dos maiores empresários do país.

Um outro livro seria o líder sindical patronal. Ele participou das associações comerciais desde muito novinho, foi presidente da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), vice da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

E tem outro que é o do cara que entrou na política aos 60 anos. A primeira candidatura foi para o governo de Minas. Perdeu em 1994 e ganhou em 1998 para senador sem nunca ter sido vereador, deputado, nada. E que depois vira vice-presidente da República. Ele que vem da direita, do lado patronal, vira vice-presidente de um operário. E tem a parte toda da luta contra o câncer, que é um livro à parte.


Nenhum comentário: