quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os campeões

Jornalista responsável por dossiê explica por que é favorável à unificação dos títulos nacionais

A confirmação da CBF em aceitar os times que venceram os torneios Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa de 1958 a 1970 como campeões brasileiros, faz um jornalista ser considerado o responsável por mudar a história do futebol brasileiro: Odir Cunha, idealizador do dossiê que foi entregue à entidade comandada por Ricardo Teixeira, no qual defende que as duas competições eram consideradas pela mídia esportiva o principal campeonato nacional da época.

De acordo com o jornalista, não existe nada mais justo do que reconhecer os campeões desses torneios, pois eles serviam inclusive para definir os clubes brasileiros que disputariam a Libertadores da América. Palmeiras e Santos, após a definição da CBF, se tornam os dois times que mais venceram o campeonato nacional, com oito conquistas cada, ultrapassando o São Paulo, que detém seis títulos de campão brasileiro.

Cunha diz que sempre gostou de pesquisar a história do futebol brasileiro e conta que a ideia de fazer um estudo sobre o "Robertão" e a Taça Brasil surgiu há dois anos, em conversa com José Carlos Peres, ex-diretor do Santos Futebol Clube. Ele admite que chegou a receber dinheiro por um tempo das equipes que seriam beneficiadas com o reconhecimento (Bahia, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Santos e Palmeiras), mas que depois teve que desembolsar dinheiro para estudar as competições.

"A ideia foi do José Carlos Peres, uma pessoa ligada ao Santos à época. Ele já havia conversado com o presidente dos seis clubes campeões desses torneios e foi apoiado pelo Marcelo Teixeira, que comandava o Santos. Depois de algum tempo, seguimos apenas por nossa conta, pois sabíamos que a causa era justa. Ganhei ajuda de custo por cinco meses dos clubes interessados (Palmeiras, Santos, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia), mas depois acabou. Cheguei a colocar dinheiro do bolso", disse Odir Cunha, em entrevista ao site Gazeta Esportiva.net.

Motivos e futuros do dossiê
O jornalista afirma não estar a serviço de nenhum dos clubes que foi beneficiado com a decisão da CBF e diz que o que motivou a realização de um dossiê foi a esperança de tratar o "futebol brasileiro de maneira digna e justa", além de relembrar atletas que estavam esquecidos pelos torcedores e pela imprensa. Com o objetivo de divulgar e preservar a história do esporte nacional, Cunha afirma que o estudo feito por ele sobre a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa será tema de seu livro.

"Vai virar um livro, principalmente pela preocupação de preservar a memória do futebol. Se divulgasse o dossiê antes, pareceria algo comercial. Depois do julgamento da CBF, é direito da comunidade conhecer esses fatos", argumenta Odir Cunha.
Fonte: Comunique-se

CONSIDERAÇÕES;
Parabéns ao Jornalista Odir Cunha pela seriedade nas investigações e pela segurança e consistência dos fatos.
O objetivo do dossiê não foi melhorar ou piorar as vidas das pessoas e sim, fazer justiça com os campeões. Quem encomendou ou contratou o trabalho não tira o mérito de quem o executou. Quanto ao Palmeiras ter sido campeão duas vezes em um mesmo ano, não tira o valor das competições. O Flamengo em 1979 ganhou o campeonato carioca (só com times da capital) e o campeonato estadual (com times da capital e do interior) e os flamenguistas acham, ou se entitulam bi-campeões. Precisamos estudar mais a história do nosso futebol. O livro que virá vai nos ajudar a conhecer melhor nossa rica história.

Nenhum comentário: