segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Futebol Baiano

por Rafael Kafka*

Ideal de Santo Amaro
O ano de 1970 marcou a única participação do Ideal Esporte Clube da cidade de Santo Amaro na primeira divisão do campeonato baiano. Nos 3 anos anteriores tentou a sorte na 2ª Divisão, em 1967 não conseguiu o acesso, em 1968 esteve perto com o vice-campeonato, mas em 1969 devido ao acesso de cinco clubes o Ideal foi junto para a elite.

Na estréia da 1ª divisão assombrou o estado ao vencer o Bahia por 1 a 0 e depois bater o Vitória por 2 a 1. Porém os outros resultados foram desastrosos como em derrotas por 7 a 0 e 5 a 1 para o Fluminense de Feira. Dentre 16 clubes ficou na zona de rebaixamento ao final do campeonato e deu adeus para nunca mais retornar. Em 1971 sequer entrou na 2ª Divisão e sumiu para sempre. Poucos anos depois surgiu o Botafogo de Santo Amaro que obteve o título da segundona em 81, assim como o Ideal ficou um ano e foi rebaixado, mas o Botafogo não obteve sucesso contra a dupla Ba-Vi. Em 1985 venceu o 2º turno da 2ª divisão, porém na final do campeonato perdeu em casa por 4 a 1 para o Galícia e abandonou o futebol. Apesar de ter uma história mais rica, mais longa e ainda ser filiado a FBF (o Ideal foi desfiliado a muitos anos) o Botafogo ainda vive na sombra da lembrança do Ideal, o time que mais marcou a cidade de Caetano Veloso e Maria Betânia.

Salvador EC
O Salvador Esporte Clube Ltda. foi fundado em 17 de julho de 1999 por João Gualberto Vasconcelos logo após a venda da Rede Petit Preço de supermercados. Com parte do dinheiro decidiu investir no futebol com a criação do Salvador EC que filiou-se a FBF e em 2000 inscreveu-se no Campeonato Baiano da 2ª Divisão. Logo no arbitral o primeiro aborrecimento: o clube teria que disputar um Torneio Seletivo para entrar na 2ª Divisão. Os 8 clubes que disputaram o campeonato no ano anterior (com os rebaixados Galícia e Ypiranga no lugar dos promovidos Colo-Colo e Fluminense) já estavam garantidos no campeonato e os 5 novos times teriam de disputar duas vagas no Torneio Seletivo.

O Salvador EC estreou com derrota fora de casa para o Sisal Bonfinense por 1 a 0, mas recuperou-se e obteve bons resultados encerrando o Torneio Seletivo em segundo lugar atrás do Barreiras e a frente de Grapiúna, Sisal Bonfinense e ABB. Quando sua vaga na Segunda Divisão parecia estar garantida a má notícia: a partida Sisal Bonfinense 2x0 Grapiúna foi anulada devido a erro de abitragem. A partida foi re-marcada para após o fim do Torneio Seletivo. o que irritou ainda mais os dirigentes do Salvador, para piorar o Grapiúna jogaria sabendo que precisava vencer o já eliminado e desestimulado time de Senhor do Bonfim fora de casa para obter a vaga. Não deu outra: o Grapiúna venceu por 3 a 0 e tirou o Salvador da competição.

Decepcionado com a FBF, desde este dia o Salvador abandonou o futebol e seu presidente hoje é prefeito re-eleito com 68% dos votos em Mata de São João. Como curiosidade, Mata de São João participava anualmente do Intermunicipal sem se ausentar um ano sequer, porém desde a entrada de João Gualberto na prefeitura a seleção municipal sumiu do Intermunicipal. Será que ainda existe mágoa de João Gualberto com a FBF?
*Rafael Kafka é Pesquisador do futebol Baiano

Nenhum comentário: